terça-feira, 2 de julho de 2019

Identidade Visual do Arraiá do Povo se destaca e impressiona sergipanos e visitantes

  Design Gráfico Davo Alfonso Suárez
 


Fotos: ASCOM/FUNCAP

Publicado originalmente no site do Governo de Sergipe, em 01 de Julho de 2019

Identidade Visual do Arraiá do Povo se destaca e impressiona sergipanos e visitantes

Ao todo vinte peças foram criadas entre ilustrações soltas, a homenagem a Jackson do Pandeiro, uma composição com todos os elementos e seis estampas corridas

Um dos destaques do Encontro Nordestino de Cultura deste ano em Sergipe foi sem dúvidas a identidade visual do evento. Posicionados em pontos estratégicos do Arraiá do Povo, os totens temáticos reforçaram ainda mais a beleza, a tradição e a cultura do nordeste e de Sergipe: casais dançantes, os músicos da banda de forro pé de serra, plantas, frutas e alguns instrumentos musicais como a zabumba e o pífano fizeram parte do cenário colorido.

O estilo gráfico das ilustrações remetem aos desenhos de cordel que são muito representativos do nordeste e não poderia faltar também o colorido e os ornamentos que enriquecem as ilustrações. Ao todo vinte peças foram criadas entre ilustrações soltas, a homenagem a Jackson do Pandeiro, uma composição com todos os elementos e seis estampas corridas.

Questionado sobre de onde veio a inspiração para criar as peças que abrilhantaram o Encontro Nordestino de Cultura 2019, o design gráfico David Afonso, que assina as peças, explica que encontrou no Nordeste muito com o que se identificar. “O evento homenageou o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, logo ele é o elemento central da identidade visual que se complementa com ilustrações alegóricas a cultura nordestina com um toque de São João", disse.

David acrescentou que o maior desafio ao criar uma identidade visual para um evento tão significativo como o Encontro Nordestino de Cultura foi fazer com que o povo se sentisse representado na identidade visual. “A cultura junina é muito forte, várias representações folclóricas, festas, comidas típicas, etc. As pessoas amam e por isso é tão importante que peças desenvolvidas transmitissem essa alegria, esse clima. Me esforcei para que as artes estivessem à altura da comemoração e isso para mim foi o desafio principal”.

Essa é a primeira vez que o artista assina os festejos juninos em Sergipe, porém os traços de David já ocuparam as avenidas mais movimentadas do Recife e de Garanhuns. O artista assinou o projeto cenográfico de três edições seguidas do Festival de Inverno da cidade agrestina, tendo sido a última em 2015, e também pôs as mãos no projeto cênico do Carnaval do Recife, ao lado de Joana Lira, em 2014, 2015 e 2016.

David Alfonso Suárez se formou em design gráfico pelo Instituto Superior de Diseño (Universidade de Havana). Ele já ganhou prêmios significativos, como o "Tocororo", no 2º Festival Internacional de Comunicação de Bem Público de Havana; Prêmio da Oficina Nacional de Diseño (ONDI), em 2004 e 2016; e Prêmio Nacional de Ilustração La Rosa Blanca, na Feira Internacional do Livro de Havana, considerado o maior prêmio editorial para os ilustradores cubanos.

Satisfação

Segundo os alagoanos Alexandre Santos e Mônica, os totens são atrativos e servem para divulgar a festa. “Acho muito bacana essa ideia. Fazemos alguns registros e já postamos na mídias sociais. Os comentários são os melhores e muito amigos comentam dizendo que ano que vem não vão perder os festejos juninos de Sergipe”, confessa Mônica.

A médica baiana, Milla Mendonça também elogiou a decoração do evento, em especial os totens instalados em alguns pontos do espaço. "Assim que chegamos aqui na festa eu comentei com minha mãe sobre a identidade visual do evento. Apesar de ser médica, eu tenho um lado designer e reparo muito esses detalhes. Festa linda, com uma temática bem apropriada para esse ano e os totens trouxeram ainda mais beleza e graça para o evento. Estão todos de parabéns", afirmou.

Texto e imagens reproduzidos do site: se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário