sábado, 13 de julho de 2019

Casa do Folclore recebe exposição sobre Festa de Senhor dos Passos




Assessora técnica da Fundact, Maria Glória
Fotos: Márcio Garcez/Arquivo

Publicado originalmente no site da Prefeitura de São Cristóvão, em 10/07/2019

Casa do Folclore recebe exposição sobre Festa de Senhor dos Passos

A Casa do Folclore Zeca de Noberto está recebendo entre os dias 10 de julho a 8 de agosto a exposição ‘Passos da Fé’, da fotógrafa Danielle Pereira. Através das imagens, a mostra retrata o impacto que a religiosidade causa nos fiéis que participam da tradicional Festa de Senhor dos Passos, que é patrimônio imaterial do Estado e ocorre há mais de 200 anos.

Ao todo serão 13 fotografias expostas no local, além de réplicas em gesso ou madeira de partes do corpo humano (braços, pernas, mão, cabeça), que fazem parte do acervo do "Museu do Ex-Voto". Conforme a fotógrafa, a ideia de realizar a exposição surgiu da vontade de retratar o movimento de cultura e fé que ocorre durante a romaria de Senhor dos Passos. “O intuito foi justamente mostrar a cultura local. Essa é uma festa religiosa que atrai turistas e fiéis de vários locais do país, então busquei através das fotografias mostrar essa fé e a diversidade da manifestação religiosa”, explicou.

Segundo Danielle, a exposição já passou pelos Museus de Arte Sacra de São Cristóvão e de Laranjeiras, e pelo Museu Histórico de Sergipe. “Fico muito feliz em levar agora a exposição para a Casa do Folclore, que é um local importantíssimo para a cultura no município”, relatou.

Segundo a assessora técnica da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), Maria Glória, levar a exposição para Casa do Folclore é uma forma de mostrar a representatividade da festa para os visitantes do local. “Nós fizemos recentemente uma exposição sobre o ciclo junino, e agora trazemos a calmaria da fé. Convidamos uma fotógrafa que acompanhou desde criança essa manifestação religiosa e que através das imagens retrata a cidade durante esse momento festivo que é a festa de Senhor dos Passos”, pontuou.

A Casa do Folclore Zeca de Noberto funciona de segunda-feira a sexta, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

Origem da Romaria

A Romaria de Nosso Senhor dos Passos começou depois do resgate de Senhor dos Passos do Rio Paramopama. Relatos dos séculos de XIX, escritos pelo memorialista Serafim Santiago, contam que um pescador encontrou um caixote de madeira com a descrição: ‘À cidade de Sergipe Del Rey’. O caixote teria naufragado junto a embarcação que o conduzia.

Na Igreja do Carmo Menor fica a imagem original de Senhor dos Passos, que divide o altar com Nossa Senhora da Conceição. A imagem só deixa a igreja durante a Quaresma para participar da Romaria. Vale ressaltar que na lateral direita do altar fica o “Museu do Ex-Voto” - que traz os agradecimentos pelas promessas alcançadas em forma de objetos como fotografias, roupas e milhares de peças que retratam alguma parte do corpo do fiel que teve a cura através da oração.

Texto e imagens reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário