terça-feira, 2 de julho de 2019

Arraiá do Povo 2019, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju

 Casaca de Couro


 "Padre Belga", criação de mais de 40 anos,
 do funcionário público Coriolano Silva




Fotos: Ascom/Funcap

Publicado originalmente no site Governo de Sergipe, em 28 de junho de 2019

Véspera de São Pedro encanta sergipanos e turistas no Arraiá do Povo

Elogiado por sua organização e tranquilidade, o evento que é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte de Sergipe (FUNCAP/SE), simboliza o esforço e o compromisso dos sergipanos em manter viva a cultura nordestina e valorização da sergipanidade

Sergipanos e turistas que tem ido ao Arraiá do Povo, na Orla de Aracaju, não economizam elogios ao evento. Nesta sexta-feira (28), véspera de São Pedro, a Praça de Eventos da Orla de Atalaia, local onde o evento acontece, ficou novamente tomada por famílias, forrozeiros de todas as idades. Elogiado por sua organização e tranquilidade, o evento que é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte de Sergipe (FUNCAP/SE), simboliza o esforço e o compromisso dos sergipanos em manter viva a cultura nordestina e valorização da sergipanidade.

Prestigiando o evento, o secretário da Casa Civil, José Carlos Felizola, destacou que os festejos juninos em Sergipe representam parte da raiz do povo sergipano, e de acordo com ele todo esforço deve ser sempre empreendido para assegurar sua realização.

“A festa é a raiz que está no coração de todos os nordestinos, e mais especialmente dos sergipanos, haja vista que nós somos conhecidos como o ‘País do Forró’. E o Governo do Estado demonstra seu compromisso com a cultura, quando, apesar de todas as dificuldades, não mediu esforços para que esse evento estivesse acontecendo com a tranquilidade e organização que estamos vendo todas as noites, com todo esse sucesso que o evento demonstra, com a economia aquecida, com os hotéis cheios e a comunidade participando. Isso é o que importa ao governo, ver os sergipanos felizes e orgulhosos de suas tradições e cultura”, afirmou o secretário.

Além de dançar forró, um dos ritos mais repetidos pelos que prestigiam o evento é “fazer uma visita à capela dos Santos, que não pode faltar de hipótese nenhuma”, como afirma o aracajuano Moisés, que ao lado da sua esposa Maria da Graça, aguardam a vez de ser recebido e abençoado pelo “Pe. Belga”. O personagem na verdade é o administrador de empresas e funcionário público, Coriolano Silva, que há quarenta anos criou a figura junina através da qual ele já promoveu muitos “matrimônios” de sergipanos e visitantes.

Um desses casais que teve a benção do Pe. Belga, é formado pelos cariocas Rosane e Sérgio Soares, que residem em Aracaju há seis anos e há quatro fazem questão de vir à capela. “Todos os anos repetimos o nosso pedido de casamento, trocamos beijos, e ficamos felizes com todo esse ritual que fazemos questão de manter desde que conhecemos essa festa lindíssima do povo sergipano, mas que também é de todos os brasileiros. É maravilhoso saber que apesar de estar chegando ao final, esse evento vai se repetir no próximo ano. E nós estaremos aqui com fé em Deus”, afirma o casal.

Outro elemento presente no Arraiá do Povo e que valoriza a cultura nordestina é a poesia dos cordelistas. O estande reservado à exposição de cordéis, também bastante visitado, chama a atenção pelas cores e versos.  O espaço, segundo a pedagoga, atriz e pesquisadora da cultura nordestina, Bethânia Aragão, é importante e de certa forma lembra aos sergipanos e turistas que a poesia popular é a base de toda essa festa. “Não se cria a identidade de um povo sem poesia. O cordel é a base e o caminho para tudo isso que vemos aqui, a poesia sempre está presente, nem que seja uma quadrinha, ela faz parte de toda essa cultura”, frisou.

Casaca de couro grava videoclipes

Um dos mais tradicionais e respeitosos grupos sergipanos, o Casaca de Couro foi uma das atrações musicais dessa sexta-feira (28). Com 21 anos de estrada, a banda é um dos ícones da música nordestina. Ganhadora de vários prêmios importantes, o grupo aproveitou a apresentação que fizeram ontem (27) no Arraiá do Povo para também gravar seis videoclipes que, em breve, estarão disponíveis para os apaixonados pela boa música nordestina. No repertório, a justa homenagem a Luiz Gonzaga, Clemilda e Jackson do Pandeiro, além de músicas autorais conhecidas especialmente pelo público sergipano.

Totens e arte de rua

Em pontos estratégicos do Arraiá do Povo, a organização da festa colocou alguns totens temáticos, como casais de forrozeiros, que reforçam ainda mais a beleza, a tradição e a cultura do nordeste e de Sergipe. Em grupo, sozinhos ou com seus parceiros, forrozeiros de todas as idades fazem questão de um registro fotográfico. Segundo os alagoanos Alexandre Santos e a namorada, Mônica, os totens são atrativos e servem para divulgar também a própria festa. “Acho muito bacana essa ideia. Fazemos alguns registros e já postamos nas mídias sociais. Os comentários são os melhores e muitos amigos comentam dizendo que ano que vem não vão perder os festejos juninos de Sergipe”, confessa Mônica.

Estátua viva

Já a venezuelana Luz Ribeiro, que pela segunda vez veio a Sergipe, a festa do Arraia do Povo, ao tempo em que revela a riqueza do povo brasileiro como um todo, constitui-se o cenário perfeito para que ela apresente sua performance como artista de rua. Vestida com um longo vestido de noiva, Luz faz uma estátua humana que chama a atenção pela beleza e leveza de sua imagem.

“Essa linda apresentação ajudou a tornar a noite de festa aqui no Arraiá do Povo ainda mais bela”, diz Salomão Júnior, acrescentando que é isso mesmo que representa o Arraiá do Povo: cultura, arte, tradição, beleza e poesia, opinião reforçada pela própria venezuelana, que classifica a festa como encantadora. “Esse evento revela a riqueza cultural do brasileiro como um todo”, finaliza Luz.

Texto e imagens reproduzidos do site: se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário