quinta-feira, 6 de junho de 2013

História do Seu Bairro - Bairro 13 de Julho, em Aracaju



História do Seu Bairro.
Por cinform.com.br

13 de Julho é um dos mais cobiçados, mas manguezal míngua com agressão.

Esse bairro foi palco de acontecimentos históricos de guerra que marcaram a Capital, e passou por várias transformações urbanísticas

O bairro hoje chamado de 13 de Julho é um dos mais cobiçados de Aracaju. A localização privilegiada, na Zona Sul, a caminho da Atalaia, influencia, e muito, nos altos valores cobrados por metro quadrado. Apesar de tão disputado, é o 10º menor bairro da Capital, com uma população de 8.328 pessoas, segundo estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O registro histórico mais antigo que existe, segundo o historiador Amâncio Cardoso, é que a área, antes chamada Ilha dos Bois, foi vendida ao Governo Imperial pelo sitiante José Honório dos Santos, em 1872. De acordo com ele, o Governo pretendia construir ali um abrigo para controle sanitário, onde seriam mantidas pessoas portadoras de epidemias. Amâncio Cardoso explica que, no entanto, o abrigo não foi construído e que, já no final do século XIX, a área começou a ser povoada por marujos e pescadores, por ser região ribeirinha.

No início do século seguinte, os banhos na praia se popularizaram, e o lugar recebeu um novo e sugestivo nome: Praia Formosa. Mas a tranquilidade não durou muito tempo. Em 13 de julho de 1924, durante a Revolta Tenentista, Aracaju foi tomada por tropas rebeladas do Exército. A cidade ficou em clima de guerra durante 21 dias.

Em 27 de novembro de 1930, foi decretada a mudança do nome do bairro. A Praia Formosa passou a se chamar 13 de Julho. O historiador relata que, no ano seguinte, o bairro já possuía quase 100 casas. Décadas depois, foi ocupado por prédios luxuosos e se tornou um cartão-postal dos mais cobiçados de Aracaju.

A empresária Beljania Almeida mora ali há 11 anos. Ela diz que o lugar mudou muito na última década. "Há alguns anos, havia vários terrenos baldios. Hoje, o bairro se tornou, praticamente, um centro comercial, com várias galerias", afirma a empresária. De fato.

Segundo Beljania, é um ótimo local para viver, principalmente pela localização. "Tudo o que a gente procura, acha por perto: padaria, supermercado, escola para os filhos, academia. O essencial para o dia a dia", destaca a moradora.

Mas os residentes dali se queixam dos altos valores cobrados pelos comerciantes. "Tudo aqui é mais caro. Os preços do pão, do leite, das roupas são bem mais elevados do que os praticados em outros bairros de Aracaju", reclama o aposentado José de Ramos Sobral.

Sobral observa também que o canal que corta o bairro incomoda um pouco os moradores. "Já deveriam ter resolvido isso. É um mau cheiro insuportável", diz o aposentado. O calçadão do Bairro 13 de Julho, que funciona como uma espécie de cílios do bairro, é propício para a prática esportiva. E atrai, também, dezenas de pessoas para caminhadas ao ar livre.

Mas o manguezal ao lado começou a ser degradado e a deixar o local com um aspecto bem diferente de anos atrás. "Isso aqui era tudo verdinho. Agora, a vegetação parece morta. O mangue está bem feio", diz o estudante Márcio Santos de Oliveira. Algo que, certamente, o Bairro 13 de Julho não merece.

CINFORM - Dados: IBGE 2010.

Fotos e texto reproduzidos do site:

cinform.com.br/historiadosbairros/trezedejulho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário