terça-feira, 25 de junho de 2013

São Pedro de Capela: tradição está de volta

SE Notícias, 25 de junho de 2013.

São Pedro de Capela: tradição está de volta
Por T. Dantas Comunicação.

Com 74 anos de tradição, o São Pedro de Capela atrai milhares de visitantes à cidade sergipana, localizada na região do Vale do Cotinguiba. Esse ano, de acordo com o prefeito Ezequiel Leite, a programação valoriza todas as tradições existentes em torno da festa, que não ficará somente restrita aos shows na praça de eventos. Ele disse que mesmo encontrando o município endividado, não poderia deixar de realizar um evento que já tem mais de sete décadas de existência.

“A situação não é das melhores, mas o nosso São Pedro tem mais de meio século de história e merece ser comemorado. Buscamos parcerias com a iniciativa privada e instituições financeiras para patrocinar os custos, o que reduziu muito a nossa despesa. Tenho certeza que será uma excelente festa e que manterá viva toda a nossa tradição”, garante o gestor.

As manifestações populares ligadas ao São Pedro iniciaram nas primeiras horas do dia 30 de maio (feriado de Corpus Christi), com a marcação do mastro no Refúgio Silvestre Mata do Junco. No dia seguinte foi realizada a Sarandaia, com shows de forró na Praça Manoel Cardoso Souza, entre a Escola Estadual Coelho e Campos e a Agência dos Correios, sendo que à meia noite, ao som de zabumba e pífanos, um cortejo saiu pela cidade recolhendo presentes que serão colocados no mastro.

A programação cultural retorna no dia 28 de junho e vai até o dia 30, período em que se comemora o São Pedro de Capela. Na sexta, entre as atrações, está a banda Aviões do Forró. No sábado, cinco atrações se apresentam na praça de eventos, entre elas Adelmário Coelho.

No domingo pela manhã tem a busca do mastro e ao meio-dia a banda Banana Nativa anima os foliões na praça São Pedro, e às 16h tem Paredões do Forró na Praça da Matriz. Na última noite do São Pedro acontecem mais cinco shows na Praça de Eventos, entre eles o da banda Calcinha Preta.

Foto e texto reproduzidos do site: enoticias.com.br/se

Busca do mastro está entre as tradições do São Pedro em Capela.

Foto Tarcísio Dantas/T. Dantas Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário