quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cortejo do São João da Sarandagem anima Japaratuba


Portal Infonet - Cultura - Publicado em: 01/06/2013.

Cortejo do São João da Sarandagem anima Japaratuba
Festejo é uma das antigas manifestações populares da cidade

O ritmo compassado dos instrumentos dos grupos Cacumbi e Reisado soou como despertador. À meia noite deste sábado (1º), a população de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, saiu às ruas do município em cortejo, dando boas vindas ao São João na Sarandagem.

O tradicional festejo é uma das mais antigas manifestações populares da cidade e implica, principalmente, no recolhimento de bebidas alcoólicas para ofertar ao santo junino, ‘acordando-o’ para o período festivo, como explicou o secretário de Cultura de Japaratuba, Robson Santos.

“É a abertura oficial das festas juninas em nosso município. Todo ano, na virada de 31 de maio para 1º de junho, reunimos a população e convidamos para participar desse momento tão importante para a cultura desta cidade”, destacou o secretário.

Segundo Robson, apesar do cortejo se iniciar exatamente à meia noite, há uma preparação horas antes, com apresentações de quadrilhas juninas e bandas.

“Organizamos tudo com cautela, dividindo a comemoração em dois momentos: no dia 31, às 20h, começamos a celebrar reunindo crianças, adultos e idosos para assistir as quadrilhas. Nesta noite, por exemplo, contamos com as apresentações da Alegria e Pisa na Fulô”, explicou, continuando.

“Aproveitamos a oportunidade para fazer a entrega simbólica dos cheques aos grupos, uma vez que, o auxílio financeiro destinado às quadrilhas foi entregue na semana passada. Na sequência, abrimos espaço para a banda Mibemol conduzir a festa e animar o público. Tudo isso, antes da Sarandagem sair. Sem contar que, ao final do cortejo, ofertamos um belo café da manhã”, detalhou Robson.

Robson informou ainda que a prefeitura, através da Secretaria de Cultura organizou um calendário junino vasto e que Japaratuba terá aproximadamente dois meses de festa. “Neste sábado, dia 1º, teremos o concurso de quadrilhas Levanta Poeira, da TV Sergipe, com duas representantes da cidade. Dia 13 começamos o concurso das ruas mais enfeitadas, teremos São João, várias cavalgadas, festas das ruas campeãs, entre outras surpresas”, confirmou.

Foto: divulgação
Com informações da Assessoria de Comunicação.

Texto e foto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário