terça-feira, 11 de junho de 2013

O livro "Bairro América: a Saga de uma Comunidade"


Publicado pelo Blog Sergipe Cultura, em 2 de maio de 2012.

O livro "Bairro América: a Saga de uma Comunidade"

Este livro é para os amantes da História, para os aracajuanos, especificamente para os moradores do Bairro América de ontem e de hoje, e os simples curiosos e gulosos por leitura.

Um livro, seja ele de qual natureza for, deve ajudar o leitor em alguma coisa. E este ajudará em que?

Bairro América – A Saga de uma Comunidade traz informações sobre a vida dos bairro americanos ao longo do tempo. Portanto, o objetivo fundamental é informar. Mas, para os autores foi completamente impossível informar apenas tecnicamente. O relato é carregado das emoções de quem as viveu. Eles tiveram a pretensão de distrair, dar prazer e provocar sensações. Tentaram proporcionar ao leitor “a volúpia de aprender coisas novas” (Leibniz), de transmitir um “espetáculo das atividades humanas” (Marc Bloch).

Os autores, Emanuel Souza Rocha e Antônio Wanderley de Melo Corrêa, pesquisaram diversos temas envolvendo a história sensacional daquela comunidade aracajuana: A origem do B.A. e o cotidiano dos moradores antigos; a Penitenciária; a Igreja São Judas; os Terreiros de Candomblé; a luta contra a fábrica de cimento; o estigma da violência; as organizações populares; os grupos culturais; a infra-estrutura (o mercado, as escolas e as unidades de saúde); o desporto e as festas populares; finalizando com a biografia e as ações eletrizantes de quinze personalidades daquele bairro.

Foto e texto reproduzidos do blog: sergipecultura.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário