quarta-feira, 30 de abril de 2014

Chiquinho do Além Mar e “A História de Sergipe contada em Versos"


Chiquinho do Além Mar e “A História de Sergipe contada em Versos".

O cordelista Francisco Passos Santos, mais conhecido como Chiquinho do Além Mar e a primeira coletânea de cordel com a temática da história de Sergipe.

A obra intitulada “A História de Sergipe contada em Versos” é fruto de uma pesquisa de 10 anos e traz quatro passagens: a chegada dos portugueses em Sergipe e a batalha contra os índios no século XVI; a vinda de Maurício de Nassau por Sergipe; sobre João Bebe Água e a mudança de capital e o torpedeamento do litoral de Sergipe na 2ª Guerra Mundial. “São cordéis que já tinha publicado separadamente em 2005, 2007, 2008 e 2010. Juntei num só livro de cordel”, explica.
O livro não é didático, mas traz a história de Sergipe de forma criativa e divertida, motivando a leitura. “Muita gente não conhece a história de Sergipe e poderá ajudar alunos e professores a conhecer detalhes dela”, acredita o autor.

A coletânea traz o prefácio do professor José Paulino, da Universidade Federal de Sergipe, e é composta por 104 páginas, com ilustrações de Fábio Sampaio e Cláudia Ném. A pesquisa teve ajuda dos historiadores Thiago Fragata e Luiz Antônio Barreto e da jornalista Ilma Fontes.

Chiquinho do Além Mar também é professor de inglês e educador social. O poeta também é compositor líder da banda Forró de Mala e Cuia que funde a linguagem do cordel com o forró tradicional. Dentre outras publicações já lançadas estão:

- João Bebe Água o Rebelde de São Cristóvão (2005);
- Cantos e encantos de Aracaju (2005);
- A Invasão holandesa (2010)
- Mar Vermelho (2007), que virou curta-metragem "U-507'' e está sendo adaptado pela Academia Sergipana de Ballet;
- A Invasão Portuguesa (2008);
- Proteja o Meio Ambiente (2008), vencedor do prêmio de produção de texto nível superior da Olimpíada Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Com informação de Silvio Oliveira/f5news/31/07/2012.
Fotos: Divulgação.
.......................................................................................................


 Função social

Para o poeta o cordel tem uma função social de suprir “a carência do povo de Sergipe em conhecer sua própria história”. Por conta desse potencial o projeto da publicação inclui doação exemplares às principais bibliotecas e centros de pesquisa de Aracaju, sendo possível utilizar o livreto também em sala de aula.

A identidade visual e as ilustrações do livro são dos artistas plásticos Fábio Sampaio e Cláudia Nên que deram uma bela interpretação para os versos. Outra preocupação do poeta foi a revisão dos dados e da pesquisa que ficou sob responsabilidade do historiador Thiago Fragata. O projeto teve como principal patrocínio e apoiadores o Instituto Banese, FUNCAJU, SEMED e SEGRASE.

Com informação da Assessoria de Imprensa
e reprodução de texto/foto do Portal Infonet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário