sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ponte do Imperador.


Ponte do Imperador.

Quando Dom Pedro II e sua comitiva imperial chegaram em terras sergipanas, no dia 11 de janeiro de 1860, foi na atual Ponte do Imperador que desembarcaram. O Ancoradouro, ou Ponte de Desembarque, foi construído no final de 1859 especialmente para receber o vapor Apa, da Companhia Brasileira de Paquetes a Vapor. Nos dias de hoje, o local se configura como importante ponto turístico da capital. A brisa do rio Sergipe nos finais de tarde atrai também dezenas de aracajuanos, que fazem desse monumento histórico lugar de encontro.

Em abril deste ano, a ponte foi revitalizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A obra, orçada em R$ 115 mil, incluiu a impermeabilização da laje, para impedir que a água da chuva penetre e ocorram infiltrações. Além disso, foram feitas a recuperação das instalações elétricas, a pintura do pórtico principal e também dos elementos decorativos - a exemplo dos índios que ornam a entrada do monumento. As luminárias, postes e refletores roubados e depredados foram repostos. Depois das melhorias, turistas e aracajuanos têm aproveitado para visitar mais o local.

A tonalidade da tinta usada na pintura foi escolhida com base em pesquisa, que também serviu para a restauração da praça Fausto Cardoso, localizada nas imediações. No entanto, devido à ação de vândalos, o trabalho de manutenção das melhorias é dificultado. É o que destaca o estudante David Passos, que costuma encontrar os amigos na ponte depois das aulas. "Eu considero um absurdo a ação dessas pessoas que não reconhecem a história da ponte e sujam o local, riscam as paredes", opina.

David relata ainda fazer do ponto turístico local de descontração com os amigos. "Aqui é muito agradável, bom de parar para conversar", destaca. Já para a turista Maria Sônia Monteiro, visitar os pontos históricos ao lado da família é valorizar os momentos que deram origem à cidade como é hoje. "Já morei em Aracaju durante quatro anos e sempre que posso volto. Desta vez voltei com minha família, e aproveitamos para visitar a Ponte do Imperador, que além de ser linda para fotos, possui valor histórico", afirma.

História

De acordo com o historiador Luiz Antônio Barreto, antes da construção da ponte, as pessoas que chegavam a Aracaju desciam dos navios para pequenos barcos e, a partir deles, desembarcavam em terra firme sendo carregadas por estivadores, naquela época escravos, em sua maioria.

Não ficava bem que o Imperador Pedro II, sua mulher Tereza Cristina Maria de Bourbon e todos os ilustres integrantes da comitiva imperial tivessem que descer, um por um, nas costas dos trabalhadores do cais. Daí a necessidade de construir um atracadouro.

Durante décadas, a Ponte do Imperador serviu para este fim. As laterais eram utilizadas para receber os barcos de pequeno e de médio porte, que entravam no estuário do rio Sergipe. Ainda hoje, vez por outra, uma embarcação de guerra da Marinha Brasileira ancora no monumento.

Fotos e texto reproduzidos do blog: aconteceemsergipe.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário