terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Especial UFS 40 anos (2008)

 Dom Luciano ministrando aula (Crédito: Acervo Muhse).

 Construção da Cidade Universitária (Crédito: Acervo Muhse).

A historiadora Terezinha Oliva mostra álbum dos primeiros docentes da UFS.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 12/05/2008.

Especial UFS 40 anos (2008).
Por Glauco Vinícius e Gabriela Amorim.

A Fundação.

Primeira das quatro reportagens da série especial UFS 40 Anos aborda a fundação da instituição.

No dia 15 de maio de 1968, Sergipe celebrava um marco na sua história. Neste dia, o único Estado brasileiro que ainda não possuía uma universidade festejava a fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), acontecimento que além de marcar o início de uma maior autonomia intelectual do Estado, mudava os rumos da história do Estado em diversos aspectos.

A inauguração.

Antes da existência da UFS, havia seis faculdades em solo sergipano, todas na capital. Os diretores das Faculdades de Química, Direito, Economia, Serviço Social, Medicina e Filosofia viram a necessidade de reunir aqueles cursos aleatórios em uma única instituição e lutaram junto às lideranças políticas da época para que isso acontecesse.

Neste processo, teve destaque o bispo Luciano José Cabral Duarte, diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. “Dom Luciano com certeza foi uma figura central, já que ele coordenou as ações e sustentou a posição considerada polêmica à época, já que existia a discussão sobre a universidade como símbolo de autarquia”, explicou a historiadora Terezinha Oliva.

Solenidade.

O evento que marcou a inauguração da UFS contou com a presença de 500 pessoas em uma Aracaju que não ultrapassava os 60 mil habitantes à época. “Contamos com 1% da população na solenidade”, comenta aos risos Terezinha, que ainda falou sobre o que aquele momento representava. “Era um momento especial, que mudaria os rumos da história sergipana a partir de então, sob a ótica cultural, econômica, política e social”, opinou.

Mas o clima de euforia gerado pela inauguração da UFS mesclava-se ao conturbado período político nacional. O regime militar, que estava no comando da nação brasileira, disseminava repressão à sociedade, revoltando principalmente os estudantes. “A UFS foi inaugurada em um momento delicado da história do país, mas teve a felicidade de manter as lideranças estudantis ilesas”, disse o atual reitor da instituição, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Cidade Universitária.

Apesar da fundação da universidade, os cursos continuaram funcionando em seus antigos prédios quando ainda eram faculdades, apenas foi instituída a reitoria, que funcionava em um prédio na rua Pacatuba. Na gestão do reitor Aloísio Campos, foi inaugurada a Cidade Universitária em São Cristóvão, local que até hoje abriga as atividades da UFS.
“A cidade universitária melhorou muita coisa, principalmente em termos de comunicação e de referência à sociedade, já que você tinha toda a estrutura da universidade concentrada em único lugar”, disse a historiadora Terezinha.

Reestruturação

Em uma história ainda composta por longas greves de professores, protesto de alunos e destaque científico, a Universidade Federal chegou ao século XXI com respaldo e estrutura física semelhante aos que tinha na década de 80. A UFS tem o vestibular mais concorrido do Estado, comportando cerca de 11 mil alunos em um espaço precário, sem muitas reformas e adaptações ao longo do tempo.

O atual reitor Josué Modesto falou sobre a estrutura da UFS. “A universidade não recebeu uma grande reestruturação desde quando foi inaugurada. Agora ela passa por uma modificação não só física como de posicionamento, tornando-se uma universidade voltada à inclusão. Divido a história da UFS em três momentos: o primeiro foi a inauguração, o segundo foi a construção da cidade universitária, e o terceiro momento é esta reestruturação”, afirmou.

Este terceiro momento, como classifica o reitor, uma entrevista com o próprio e um apanhado sobre a atual situação da UFS será tema da segunda reportagem da série especial produzida pelo Portal Infonet em homenagem aos 40 anos da principal instituição de ensino superior do Estado.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário