quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Libertas de Lara Aguiar é a nova publicação da Edise


Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 13/02/2017.

Libertas de Lara Aguiar é a nova publicação da Edise.

Obra será lançada na próxima sexta-feira, dia 17, às 17h

“É um livro para sentir”. Assim a jornalista aracajuana Lara Aguiar descreve a sua primeira obra publicada em formato de livro. Intitulado “Libertas”, a obra que é permeada pela subjetividade é a mais nova publicação da Editora do Diário Oficial de Sergipe – Edise e será lançada na próxima sexta-feira, dia 17, às 17h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju (SE).

Através do poema em prosa ou prosa poética [gênero contemporâneo que a cada dia tem ganhado mais espaço entre as novas gerações de escritores], a autora brinca com as palavras, fazendo uso de símbolos, signos e da musicalidade, permitindo assim que os leitores mergulhem profundamente em cada um dos 64 textos presentes na obra.

Como boa parte dos autores, Lara começou escrevendo para si. Preferia guardar a expor seus rabiscos. Assim, desde 2003 ela vem depositando a essência do que sente no papel, ora publicando, ora arquivando, para quem sabe futuramente publicá-los. “Libertas” é exemplo disto. Nele, estão gravados diversos textos escritos há mais de uma década, alguns alterados, outros preservados com as mesmas palavras para proteger a memória dos sentimentos que àquela época se faziam presentes.

Sem narrativas fixas, os textos impressos na sua obra remetem a uma ideia de catarse, onde os sentimentos se confundem e dão margem para que os leitores tenham várias interpretações a partir do que foi descrito. “Brincando com as palavras eu tento deixar os textos em aberto para que cada um interprete e sinta sem nenhuma interferência da minha parte”, descreve.

Edise

Assim como todas as obras da Edise, o “Libertas” também passou pela avaliação do Conselho da Editora, para que assim pudesse ser publicado. Para a jornalista, a notícia da aprovação foi um momento de emoção. “Esse livro é como se fosse um filho, tem uma representação muito forte. É a materialização de algo que nem eu imaginava que iria virar realidade”, afirma.

A autora

Lara Aguiar é membro da Academia de Letras de Aracaju
Nascida em Aracaju (SE), Lara Aguiar é jornalista, licenciada em Letras/Português e pós-graduada em Filosofia. É membro da Academia de Letras de Aracaju (ALA) e morre de amores pela palavra, falada e escrita, com todo seu simbolismo, sinestesia e literariedade. Atualmente é revisora do Jornal da Cidade e editora do Caderno Revista da cidade, suplemento do mesmo jornal.

Leitora voraz de escritoras como Clarice Lispector, a autora se destaca pelo ineditismo dos seus textos, como bem lembra o jornalista Marcos Cardoso, responsável por descrever no prefácio da obra o trabalho desenvolvido pela sergipana. Além do livro, ela possui desde 2008 o blog artscritta, onde disponibiliza todo o sentimentalismo dos seus poemas em prosa, além de textos com gêneros diferentes, como análises de filmes, livros, músicas ou ainda acontecimentos do cotidiano.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Fonte e foto: ascom Segrase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário