domingo, 31 de março de 2019

Aracaju 164 Anos: caminhada comemorativa no centro histórico...






 




 Fotos: Alê Alcântara e Kate Salomão

Publicado originalmente no site da PMA, em 30/03/19

Aracaju 164 Anos: caminhada comemorativa no centro histórico é um sucesso

Um grupo formado por servidores públicos, empresários, guias de turismo, professores universitários e turistas chamou a atenção de quem passou pelo Centro Histórico de Aracaju na manhã deste sábado, 30. Com um belo chapéu comemorativo na cabeça, alusivo aos 164 anos da capital, seus integrantes fazem parte de um projeto piloto da Prefeitura de Aracaju, através de sua Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), inspirado nos free walking tours europeus, com o objetivo de levar turistas para conhecer o Centro Histórico por meio de caminhadas guiadas gratuitas.

A concentração aconteceu no Centro de Turismo, quando o ex-secretário Ricardo Mascarello explicou o projeto aos integrantes desta expedição comemorativa e apresentou o novo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, dando-lhe boas-vindas e desejando-lhe sucesso na condução da pasta.

O tour foi conduzido pelo guia de turismo Gilberto Júnior e pelo professor do curso de arquitetura da Universidade Tiradentes (Unit), Rogério Freire Graça. Juntos, descortinaram para o grupo uma Aracaju escondida, uma cidade rica em história e patrimônio arquitetônico. “Aracaju é uma cidade muito rica, que não deixa a dever em nada a nenhuma outra cidade com relação à história, arquitetura e turismo. É muito pertinente resgatar nossa história, que o próprio aracajuano às vezes não conhece muito bem, então, além da importância para o turismo, é valioso demais a gente poder mostrar nossa cidade e fazer com que nossos próprios cidadãos conheçam a história do seu local”, defendeu o professor Rogério Freire.

O primeiro ponto explorado foi a praça Olímpio Campos, seguindo pela praça Almirante Barroso (da Câmara de Vereadores); praça Fausto Cardoso; calçadão da rua João Pessoa; Centro Cultural de Aracaju; e, finalmente, a área dos três mercados centrais. Durante o trajeto, os principais prédios e as curiosidades de cada local foram comentados pelo guia Gilberto Júnior e pelo professor Rogério Freire.

“Hoje, tive a oportunidade de adentrar à história de Aracaju, conhecendo muitos monumentos históricos e suas peculiaridades. Posso afirmar que hoje tenho uma visão mais ampla da nossa história”, comentou a funcionária pública Adjane Meneses de Gois, que é gerente do Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju.

A bancária aposentada Maria Regina Pedrosa é de Santos, estado de São Paulo, e diz que foi “presenteada com esse passeio pela parte histórica da cidade”. Revelou que é a primeira vez que vem a Aracaju e que ficou encantada em poder conhecer a cidade através dessa caminhada no Centro Histórico. “Acho muito importante essa iniciativa de vocês e, realmente, o turismo precisa muito disso, porque uma cidade de praia não tem só praia, ela tem a parte histórica, ela tem uma história pra contar e para preservar. Eu estou muito feliz de ter participado desse projeto piloto de vocês e como turista eu quero dizer que vocês estão de parabéns”, destacou.

Já a professora aposentada Maria Aparecida Evaristo, também de Santos, diz que veio a Sergipe para visitar uma amiga, em Cristinápolis, e acabou conhecendo as belezas de Aracaju. “Aqui encontrei uma parte histórica que me deixou simplesmente maravilhada. Consegui conhecer a parte histórica, a origem da cidade, a parte dos mercados, das belezas arquitetônicas, tudo isso apresentado por um grupo muito competente. Eu estive na Europa há pouco tempo e vi que esse turismo feito a pé, feito in loco, é um turismo que enriquece muito aqueles que vêm conhecer a cidade, mas é preciso que o pessoal de Aracaju também faça parte disso, para poder conhecer a sua história, pra ver a importância de ser aracajuano”, recomendou. 

Durante o percurso, o secretário Marlysson Magalhães aproveitou para observar as potencialidades do Centro Histórico, conversar com turistas e integrantes do mercado. Ele destacou a visão do prefeito Edvaldo Nogueira ao colocar como uma das metas do planejamento estratégico da sua gestão a ocupação do centro histórico. “Aracaju tem extraordinária história espalhada por suas ruas e o Centro Histórico é uma verdadeira enciclopédia que precisa ser mostrada, precisa ser conhecida, precisa ser apreciada, e esse projeto casa perfeitamente com esse propósito do prefeito Edvaldo Nogueira, além de se tornar um produto turístico que não onera a gestão com aporte de vultosos recursos. Já conversei com Carla Levita, que é a idealizadora do projeto, para torná-lo regular, e vamos avaliar a incorporação de outros atrativos, talvez gastronômicos”, anunciou.

A caminhada foi encerrada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Mercado Thales Ferraz, de maneira bem nordestina, com trio pé-de-serra tocando o autêntico forró e um casal de dançarinos mostrando como se dança o xote, xaxado e baião, encantando os turistas do grupo e quem visitava o mercado, apontando que com o projeto de free walking tour, o Centro Histórico ganhará não só mais visitantes, mas divulgação desses turistas em seus lugares de origem, uma ação espontânea de promoção do destino, fortalecendo o turismo e a geração de renda na cidade.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário