sábado, 2 de março de 2019

Usuários do CRAS entram em clima de Carnaval no Eduardo Gomes




 Coordenadora de política para as mulheres no município,
 Edcarla Soraia


Coordenadora do CRAS Gilson Prado, 
Paloma Gheise de Moura.


 Rafaele da Costa França, coordenadora do 
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)


 Assistente social Idalício Júnior





Maria Helena de Menezes (Fotos: Heitor Xavier)


Publicado originalmente no site da Prefeitura de São Cristóvão, em 01/03/2019

Usuários do CRAS entram em clima de Carnaval no Eduardo Gomes

Uma tarde de muita animação e interação. Assim ocorreu o Baile de Carnaval dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que reuniu usuários das unidades Gilson Prado e São Cristóvão, na tarde desta quinta-feira (28), no Conjunto Eduardo Gomes.

“O baile surgiu como um tipo de aquecimento para o Carnaval dos Carnavais. As idosas do Eduardo Gomes estavam sentindo a necessidade de ações deste tipo, então esse ano nós resolvemos unir os usuários daqui com os da sede para promover essa interação e troca de experiências”, explicou a Rafaele da Costa França, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) de São Cristóvão.

O clima de interação entre os usuários dos dois centros e terá continuidade nesta sexta-feira (1°), no Bloco da Convivência que desfilará a partir das 15h pelo Centro Histórico. “Nosso intuito é unir os dois territórios para que eles aproveitem juntos o clima de carnaval, buscando conectar jovens, idosos e crianças em prol da diversão”, afirmou a coordenadora do CRAS Gilson Prado, Paloma Gheise de Moura.

O processo de intergeracional buscado frequentemente pelo SCFV em suas ações também foi destacado pela psicóloga Conceição Galindo e pelo assistente social Idalício Júnior. “Nesta ação existe a parte lúdica e a parte do conhecimento. Aproveitamos esse momento para fortalecer os vínculos com as famílias e com a comunidade”, declarou o assistente social. “É a oportunidade de partilhar experiências, de se envolver com o outro, e essa troca faz com que um amadureça com a realidade do outro”, relatou a psicóloga.

Quem aproveitou a Folia do Momo para caprichar na fantasia foi a idosa Maria Helena de Menezes, 67 anos. “Achei maravilhoso o baile, é algo muito bom tanto para os idosos quanto para os mais jovens, é um carnaval da comunidade. Fiz questão de fazer a fantasia para vir aproveitar”, contou.

Já Dona Ginalva Izaías utilizou os adereços produzidos por ela mesma durante uma das oficinas realizadas no CRAS Gilson Prado. “Nós aprendemos a fazer as tiaras durante a oficina e hoje pude usá-la. Adorei a festa e gostaria que tivessem mais ações deste tipo aqui no Eduardo Gomes”, declarou.

Mulheres de Luta

Com o tema “Mulheres de Luta”, o Carnaval dos Carnavais deste ano faz uma homenagem a Maria Gizelda Cardoso, mais conhecida como Dona Zil, referência no município no que diz respeito aos festejos deste período. Esta também é uma forma de a Prefeitura de São Cristóvão homenagear todas as mulheres que lutam diariamente pelos seus direitos e contra todo tipo de opressão.

Algumas ações foram desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social com o objetivo de conscientizar os usuários a respeito do tema, como explica a coordenadora de política para as mulheres no município, Edcarla Soraia. “Nós aplicamos dinâmicas de viabilização de direitos para o fortalecimento na luta contra a violência contra a mulher. Confeccionamos alguns cartazes com frases de que iremos levar para o bloco que sairá no Centro Histórico”, relatou.

Texto e imagens reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário