sábado, 2 de março de 2019

Semast leva idosos, crianças e mulheres para bloquinho de Carnaval















 Elaine Barroso




Nazaré Ferreira (Fotos: Márcio Garcez)

Publicado originalmente no site da Prefeitura de São Cristóvão, em 01/03/2019

Semast leva idosos, crianças e mulheres para bloquinho de Carnaval

Pelo terceiro ano consecutivo, o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participou do “Grito de Carnaval” organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast). A iniciativa faz parte dos trabalhos realizados com a população atendida pelo Serviço de Proteção Social Básica de São Cristóvão, que este ano contou com a colaboração da Coordenadoria Municipal da Mulher, que assessorou os foliões com o discurso de proteção da mulher. Todo o enredo endossa o tema que vem sendo trabalhado este ano durante o Carnaval dos carnavais: “Mulheres de Luta”. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 01 de março, no Centro Histórico.

A secretária da Semast Elaine Barroso frisou a importância de juntar diretorias em prol de um único discurso. “Tivemos aqui nesta tarde mais de 250 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, em especial a presença de muitas mulheres festejando o Carnaval, mas todas conscientes de seu papel na sociedade e na luta por direitos e mais respeito. Durante o Carnaval encontramos o momento propício para endossarmos os discursos dos direitos das mulheres, pois é uma festa que agrega as pessoas reduzindo o isolamento. É uma festa que usamos enquanto metodologia para nossas ações”, enfatizou.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Rafaele da Costa França explicou que nos meses que antecederam a festa foram discutidas diversas problemáticas enfrentadas pelas mulheres. “Em janeiro e fevereiro nós trabalhos no SCFV diversos temas relacionados à mulher, como: gravidez na adolescência, respeito ao próximo, etc. Tudo como forma de fortalecer a ligação entre os participantes. Neste bloquinho de hoje podemos ver o resultado de todas as discussões levantadas nas palestras e oficinas, porém, tudo feito com muita alegria e respeito”.

Para Nazaré Ferreira, moradora do conjunto Eduardo Gomes, que passou a integrar o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gilson Prado no início deste ano, as ações desenvolvidas pela equipe do CRAS são fundamentais para a socialização da comunidade. “Estou muito satisfeita em participar do SCFV justamente porque tenho a oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer amizade para o resto da minha vida”, disse. Já para Ana Paula Santos, que tem filhos sendo atendidos pelo SCFV, as atividades desenvolvidas no CRAS só acrescentam ao cotidiano das crianças. “Eles melhoraram muito na escola, na convivência com os familiares e nas relações dentro de casa. Não ficam mais nas ruas e estão mais responsáveis”, pontuou.

Mulheres

Como forma de endossar o tema do Carnaval dos Carnavais, que este ano vem homenageando as mulheres sancristovenses, a Coordenação Municipal da Mulher aproveitou para levar mais informação aos atendidos pelos SCFV. “Trabalhamos com mulheres em situação de fragilidade então estamos reforçando o discurso de fortalecimento de nossas mulheres e para isso levamos esse assunto para ser discutido através de ações positivas de combate a qualquer tipo de violência contra a mulher. Somamos informações e com isso aumentamos nosso alcance”, finalizou Edcarla Soraia dos santos Feitosa, responsável pela coordenadoria.

Texto e imagens reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário