sábado, 23 de março de 2019

Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA)






Fotos: Sergio Silva

Publicado originalmente no site da PMA, em 22/03/2019

CCTECA completa dez anos facilitando acesso à ciência

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) é um ponto de conexão entre o indivíduo e o universo. O local completa 10 anos de fundação nesta sexta-feira, 22, levando aos visitantes a oportunidade de reflexionar sua existência em face da grandeza dos astros e das descobertas científicas. O primeiro planetário totalmente digital implantado no país facilita o acesso à ciência, contribuindo para a criação de uma geração preparada para os desafios futuros.

A história do local remonta o primeiro mandato do prefeito Edvaldo Nogueira, em 2009, quando, em uma parceria com o Governo Federal e consultoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o espaço foi inaugurado. Desde então, segue como uma referência na democratização do conhecimento científico, atendendo anualmente, em média, 17.000 visitantes.

O grande destaque é o planetário, que simula as imagens de uma viagem no universo. Por meio de uma experiência de imersão, os visitantes podem observar a formação do universo, sua composição e conhecer de perto as características dos planetas que compõem nosso sistema solar. O sistema é composto por dois computadores, um projetor de alta definição e uma lente especial que disponibiliza as imagens para toda a cúpula. Nós proporcionamos uma viagem, onde vamos comentando as características de dos corpos celestes, utilizando das informações mais recentes que o homem registrou do Universo”, explica o coordenador geral da CCTECA, Augusto César Almeida.  

Quem visita o local encontra também a experimentoteca, que engloba 111 equipamentos. Eles são utilizados para demonstrar praticamente as experiências científicas, ajudando a compreender os caminhos que determinaram o que sabemos nas áreas de Física, Matemática, Química, Informática, Biologia, Astronomia. O objetivo é remontar a história do desenvolvimento humano, desde a descoberta das correntes elétricas até as conquistas da corrida espacial. 

A estratégia é desenvolvida priorizando o principal público alvo que busca a CCTECA, estudantes de ensino fundamental e médio, tanto na rede de ensino pública quanto privada. “ Nossas atividades possuem presença maior de crianças e adolescentes que são trazidos pelos professores. Essas visitas são feitas através de agendamentos, quando podemos reservar o local para até 100 pessoas, nos turnos matutino e vespertino. É uma forma de proporcionar aulas diferentes, entusiasmando para o aprendizado”, ressalta o coordenador.

Divulgando ciência

A CCTECA possui papel importante como difusor do conhecimento, organizando eventos científicos como o XV Encontro Nordestino de Astronomia, que recebeu pesquisadores de reconhecimento internacional.

O local conta também com uma programação reiterada de encontros, palestras e seminários. As observações com telescópio atraem uma média de 140 pessoas, por sessão. Elas ocorrem duas vezes por mês, nos sábados próximos da lua cheia ou crescente.

Além disso, são organizados os “Cafés com Ciência”, onde especialistas de diversas áreas são convidados, apresentam suas pesquisas e realizam um debate de uma hora com o público, tirando suas dúvidas e ouvindo as impressões.

O trabalho não fica restrito à capital. O projeto “Astronomia no interior”, por exemplo, já visitou 14 municípios, compartilhando as atividades exercidas e o conhecimento gerado no local.  

Preocupação com o meio ambiente

Por entender que o desenvolvimento científico deve estar ligado à preservação do meio ambiente, desde 2011 a CCTECA compõe o projeto Save the Planet, que visa estimular práticas que contribuam para diminuição dos efeitos da ação do homem na natureza. Desta forma, o local passou a disponibilizar um ponto para coleta de lixo eletrônico para os aracajuanos. Todo o material, inclusive o produzido na própria Casa, é entregue à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Horário de funcionamento

A CCTECA está localizada na avenida Oviedo Teixeira, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), próximo ao Shopping Jardins. Das terças às sextas-feiras, o horário de visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação vai das 14h às 17h. Nos sábados e domingos em que ocorrem as observações, a visitação é das 18h às 20h. Os interessados devem agendar suas visitas pelo telefone 3217-3370.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário