sábado, 9 de março de 2019

Exposição de bonecas temáticas homenageará Aglaé Fontes



Fotos: Márcio Garcez.

Publicado originalmente no site da Prefeitura de São Cristóvão, em 08/03/2019

Exposição de bonecas temáticas homenageará Aglaé Fontes

Natural de Lagarto, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro da equipe criadora do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), escritora, dramaturga, pesquisadora e comprometida com a cultura sergipana, Aglaé Fontes será a grande homenageada durante a abertura da exposição das bonecas temáticas, realizada pela Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact).  A mostra acontece na próxima terça-feira, 12, a partir das 17h, na Casa das Tintas do bairro Jardins, em Aracaju.

Enquanto diretora-presidente da Fundact, Aglaé Fontes desenvolveu um trabalho de regate cultural que transformou a vida de mulheres no município. “Quando chegou a São Cristóvão no ano de 2011 para ser secretária, ela fez uma busca ativa pelos artesãos no município e montou um grupo. O objetivo inicial além de resgatar a cultura foi o de criar uma autonomia econômica para aquelas mulheres que viviam na dependência dos seus pais ou maridos. Eu fui uma dessas mulheres e foi grandioso todo o conhecimento que pude adquirir, sou muito grata”, falou a artesã, Carmem Verônica Silva dos Santos.

Já Maria Lourdes de Jesus Silva, destacou a personalidade da homenageada e o seu poder de transformação na vida das mulheres sancristovenses. “Aglaé sempre se mostrou muito compreensiva e firme nas suas decisões. A professora foi um ser de luz na vida das bonequeiras. Ela deu vida, deu voz às mulheres que estavam em casa caladas e sem autonomia. Ela transformou nossas vidas”.

De acordo com a artesã Maria Anair dos Santos Reis  o trabalho desenvolvido despertou o seu olhar para a importância das questões culturais. “Quando em 2011 recebi o convite para participar do grupo eu não me dedicava muito para estas questões ligadas à cultura. Hoje o que eu sou e onde eu estou devo muito à Aglaé, e todo o seu conhecimento compartilhado. Os seu saberes e fazeres", pontuou.

A exposição

Com o objetivo de divulgar o artesanato local e gerar emprego e renda para os moradores do município, a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) realizará na próxima terça-feira (12), uma exposição com bonecas temáticas. A mostra acontece a partir das 17h, na loja Casa das Tintas, bairro Jardins, em Aracaju.

Ao todo 12 artesãs poderão expor as bonecas que representam grupos folclóricos do estado e personagens da sociedade sancristovense, como: Reisado, Taieria, Caceteira, Samba de Coco, Cangaço, Cacumbi, Chegança, dentre outros. A ideia da exposição é facilitar o diálogo entre as bonequeiras, visitantes e clientes do espaço, além de outras personalidades que estarão presentes na abertura do evento.

“É mais uma ação da Prefeitura de São Cristóvão que busca gerar emprego e renda para as artesãs do município. Além disso, é uma forma de divulgar a cultura local”, explicou a assessora técnica da Fundact, Monica Schneider.

A abertura da exposição contará com a apresentação do grupo folclórico de Samba de Coco e uma homenagem à professora Aglaé Fontes, que deu início ao trabalho temático com as artesãs no município. A mostra permanecerá disponível ao público até o dia 30 de março.

Texto e imagens reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário