quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Arquivo Público de Sergipe comemora 96 anos durante sessão na Alese

Solenidade ocorreu nesta terça-feira, 29, na Alese
Foto: Jadilson Simões

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 29 de outubro de 2019

Arquivo Público de Sergipe comemora 96 anos durante sessão na Alese

Uma audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 29, comemorou os 96 anos do Arquivo Público do Estado de Sergipe (APS), completados justamente neste 29 de outubro.

A mesa de palestrantes foi composta pelas professoras Beatriz Goes e Terezinha Oliva, ex-diretoras da instituição; o professor Carlos Malaquias, chefe do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS); a atual diretora do APS, Lícia Cristina Santana; e o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. O autor do Requerimento para a audiência pública foi o deputado estadual Francisco Gualberto, vice-presidente da Alese.

“Trata-se de uma apresentação sobre a importância dessa data. Por isso não tive dúvida de que se tratava de uma questão importante. Por essa razão fizemos contato com o presidente da Casa e com o cerimonial para que a data da apresentação coincidisse com o dia de hoje, e tivemos toda a gentileza da Casa do Povo para que tudo ocorresse bem”, disse Francisco Gualberto, salientando que o requerimento havia sido aprovado por unanimidade. “No nosso entendimento, qualquer país, qualquer Estado, qualquer cidade que não preserva sua memória, está buscando se desvalorizar diante da história”, disse, parabenizando o Arquivo Público e seus servidores. “Sem dúvida, trata-se de algo muito importante para o povo sergipano e para a nossa história”.

O Arquivo Público de Sergipe disponibiliza aos cidadãos e entusiastas das pesquisas de campo um acervo de documentos históricos, além de coleções de pesquisadores sergipanos totalmente digitalizadas. Todo o acervo fica resguardado em um prédio construído em 1936, mas recém-reformado e modernizado. Funcionando em horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, o arquivo está localizado na Travessa Benjamin Constant, 348 – Centro de Aracaju. O agendamento de visitas e pesquisas pode ser feito pessoalmente ou por meio do telefone (79) 3179-1907.

Considerada uma das mais antigas edificações do estado, o Arquivo Público Estadual de Sergipe Palácio Carvalho Neto abriga documentos históricos do Poder Executivo, jornais de época, uma escritura de compra e venda de uma propriedade rural do ano de 1673, a coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho digitalizada na íntegra, do jurista Gumercindo Bessa, além de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epifânio Dória, entre outros.

Fonte: Assessoria Parlamentar do deputado

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário