terça-feira, 22 de outubro de 2019

Cordelista sergipano lança obra em homenagem a Paulo Freire

Gilmar Ferreira: experiência em Instituto Paulo Freira 
rendeu a mais nova obra cordelista
Foto: Portal Infonet

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 22 de outubro de 2019 

Cordelista sergipano lança obra em homenagem a Paulo Freire

A vida e obra do escritor e filósofo brasileiro Paulo Freire, idealizador da pedagogia crítica, será debatida durante o XVII Congresso Estadual dos Professores organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), que ocorrerá esta semana em Aracaju. Além das palestras, terá também o lançamento de mais uma obra de cordel do poeta sergipano Gilmar Ferreira, produzida especialmente para homenagear Paulo Freire. O evento do Sintese será iniciado na quinta-feira, 24, e encerrado no sábado, 26, com a temática central “Na resistência ao desmonte das políticas públicas Paulo Freire vive”.

Na tarde da quinta-feira, 24, os pesquisadores Sérgio Haddad, da Universidade de Caxias do Sul, e Elza Ferreira, do Instituto Federal de Sergipe, serão palestrantes, abordando a temática ‘Vida e Obra – Paulo Freire, vive!’. E, durante o dia, naquela mesma data, o poeta cordelista Gilmar Ferreira estará presente, lançando o seu mais recente cordel: ‘Paulo Freire – Pedagogia do Exemplo’.

O poeta revela que o livro traz um resumo, em linguagem de cordel, das obras escritas pelo filósofo pernambucano. O poeta revela que o cordel foca na vida e na obra de Paulo Freire, mas com uma atenção especial aos trabalhos ‘Pedagogia do Oprimido’, ‘Pedagogia da Esperança’ e ‘Pedagogia da Autonomia’, escritos e idealizados por Paulo Freire. Este é o 40° livro do poeta sergipano, que nasceu da experiência que o autor teve durante a época em trabalhou no Instituto Paulo Freire, em São Paulo. “A obra de Paulo Freire é atualíssima, importante para o Brasil, importante para o povo oprimido, para a educação pública”, analisa o poeta.

Acompanhe a programação do Congresso do Sintese

Quinta-feira, dia 24 de outubro

8h – Abertura com apresentação do Coral do Sintese

8h30 – Mesa de Abertura – Análise de Conjuntura Política e Educacional – Professor Pedro Rossi (Unicamp) e Carlos Abicalil [Organização dos Estados Ibero-americanos]

10h – Debate

12h às 13h30 – Almoço

13h30 – Sessão Especial do Filme Abraço e Debate

15h30 – Vida e Obra – Paulo Freire, vive! – Professores Sérgio Haddad (Universidade de Caxias do Sul) e Elza Ferreira ( IFS)

18h – Encerramento

Sexta-feira, dia 25 de outubro

8h – Apresentação Cultural: Dança Folclórica.

8h30 – Os desmontes à educação pública e a emergência do enfrentamento – Professor Thiago Alves (UFG), Fernando Cássio ( UFABC) e Dirce Zan (Unicamp)

10h – Debate

12h às 14h- Almoço

14h – Leitura e emendas à tese
Grupos – 1 a 16
Local: Faculdade São Luis de França
(Rua Laranjeiras, 1838 – Getúlio Vargas)

Grupos – 17 a 34
Local: Curso Gabarito
(Rua Maruim, 587 – Centro)

18h – Encerramento

21h – Confraternização

Sábado, dia 26 de outubro

8h30 – Mesa de apresentação e votação de emendas

12h – Encerramento com a batucada de Aracaju e Estância.

por Cassia Santana

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário