terça-feira, 22 de outubro de 2019

Dia da Sergipanidade será comemorado com cortejo na Fausto Cardoso


Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 22 de outubro de 2019

Dia da Sergipanidade será comemorado com cortejo na Fausto Cardoso

A data de 24 de outubro é consagrada ao Dia da Sergipanidade e sua comemoração será feita este ano de maneira especial, principalmente porque estamos a menos de um ano para celebrar os 200 anos da emancipação política de Sergipe. Historicamente, foi em 8 de julho do ano de 1820, a data da Carta Régia que deu independência ao território de Sergipe, até então vinculado à Bahia, mas só no dia 24 de outubro que o documento chegou por aqui. Essa data foi portanto tão marcante que foi instituída como o Dia da Sergipanidade

A sergipanidade celebra a independência territorial de Sergipe, bem como enaltece a identidade do povo sergipano, destacando o seu folclore, a sua música, a sua literatura, seu patrimônio arquitetônico, suas cantigas de roda, suas crenças, sua gastronomia, sua gente, mitos, história e demais manifestações culturais que valorizam esse caráter de pertencimento.

Para celebrar a sergipanidade, o Governo do Estado de Sergipe, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e a Comissão Preparatória dos Festejos do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe prepararam uma programação especial de comemoração.

Programação:

O Dia da Sergipanidade será comemorado com um Cortejo saindo da Praça General Valadão (centro da cidade) em direção à Praça Fausto Cardoso, com a participação das Bandas Filarmônicas, de Grupos Folclóricos e o Desfile de Bandeiras dos 75 municípios de Sergipe, com a participação de estudantes da rede pública estadual. A população será convidada para participar dessa caminhada.

Na Praça Fausto Cardoso – onde se concentrará a comemoração – acontecerá o encontro das bandas filarmônicas com a SECBanda que executarão os Hinos do Brasil e de Sergipe. Será também nesse local onde o governador do Estado, Belivaldo Chagas e a presidente da Funcap, Conceição Vieira, farão pronunciamentos alusivos à data.

A celebração pelo Dia da Sergipanidade ainda terá as participações de grupos folclóricos do interior do estado, da Orquestra Jovem de Sergipe e do cantor Joba e o seu show Canção da Cidade Mãe.

Fonte: Ascom-Funcap/SE

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário