sábado, 5 de outubro de 2019

As segundas-feiras em Aracaju não são as mesmas depois do Ensaio Secreto


Publicado originalmente no site do JORNAL DA CIDADE, em 04/10/2019

As segundas-feiras em Aracaju não são as mesmas depois do Ensaio Secreto

Música, teatro, poesia, artes plásticas, e muito mais acontece no Ensaio Secreto, um sarau multicultural que reúne diversas pessoas todas às segundas-feiras em locais diferentes

Segunda-feira: primeiro dia útil da semana, depois de todos curtirem a balada do sábado e o descanso do domingo (não necessariamente nessa ordem), eis que tudo começa novamente. Existem até estudos científicos que explicam os diversos motivos que fazem com que a grande maioria das pessoas não simpatizem tanto com as segundas-feiras. Contudo, desde dezembro de 2015 os sergipanos ganharam um motivo especial para transformar esse dia tão temido da semana em algo libertador: o Ensaio Secreto.

Imagine iniciar o ciclo semanal compartilhando cultura, conhecendo novas artes e até mesmo se descobrindo artisticamente? É isso que vem ocorrendo todas as segundas-feiras, initerruptamente, no Ensaio Secreto, há quatro anos, em Aracaju. Na última segunda, 30 de setembro, o evento comemorou as 200 edições realizadas até hoje.

O Ensaio Secreto é um sarau multicultural que surgiu a partir dos encontros entre artistas sergipanos nos seus dias de folga. “A arte do encontro nos conduziu a mais pessoas se encontrarem numa segunda e rapidamente vimos que isso se tornou um evento. As pessoas começaram a pedir para levar um convidado, e percebemos muito rápido que era algo a ser partilhado. Já na terceira ou quarta edição tivemos noção que aquilo era um evento e que a função era desempenhar nesse público o despertar para a arte”, conta um dos idealizadores do Ensaio Secreto, o compositor, poeta, produtor cultural e consultor artístico, João Victor.

Além de música o encontro é marcado também por poesia, apresentações teatrais, debates, artes plásticas, e qualquer outro tipo de manifestação artística. Sem contar que, qualquer pessoa pode roubar a cena, basta querer. Segundo João, as intervenções podem ser realizadas por qualquer pessoa que queira expor sua arte, seja através da música, da poesia etc, durante o evento. 

A programação secreta só é revelada no ato do encontro, e o local é divulgado somente horas antes do início do evento. E é assim que vem acontecendo o Ensaio Secreto em Aracaju, um projeto que deu certo e já serve como modelo para outras cidades. Além disso, o evento também é beneficente. Para participar, o público deve contribuir com uma quantia em dinheiro e uma doação, que pode ser alimento perecível, brinquedos, livros etc.

“Quem se propõe a estar com a gente no ensaio, não vai estar pagando por um serviço. A pessoa vai estar tendo acesso a um conteúdo cultural que ela está colaborando para que aconteça. O acesso é feito mediante um valor e uma doação. Então o ensaio não se limita às segundas-feiras, nem ao segredo, nem a arte. Ele é como se fosse uma roda que gira, e que parte desse giro se completa com ação social, através do que a gente consegue arrecadar em cada edição”, explica João.

A partir do Ensaio Secreto outros projetos estão surgindo, a exemplo do Sarau Jardim, que terá a primeira edição neste sábado, 5, no Jardim Secreto. Os poetas João Victor e Pablo Valadares vão conduzir o primeiro Sarau Jardim, que também terá a participação de outros poetas.

Reportagem: Laís de Melo
Foto: Joyce Oliveira

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário