segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Ensaio fotográfico marca Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

 Clique nas fotos para ampliar
















Fotos: Pritty Reis

Publicado originalmente no site [se.gov.br], em 10 de outubro de 2019

Ensaio fotográfico marca Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e secretaria de Estado da Inclusão Social promovem ação de valorização e empoderamento

Celebrado neste dia 11 de outubro, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física foi comemorado pelo Conselho Estadual dos Direitos da PcD e pela secretaria de Estado da Inclusão Social com um belo ensaio fotográfico. O Parque da Sementeira serviu de cenário para sete modelos, cuja beleza e alegria foram captadas pela lente da fotógrafa Pritty Reis. A data comemorativa busca conscientizar a população sobre a necessidade de promoção de ações que garantam a qualidade de vida e a promoção de direitos das cerca de 13 milhões pessoas com deficiência física existentes no Brasil - segundo o último Censo do IBGE (2010).

Desde a sanção da Lei Nº 2.795 de 15 de abril de 1981, alguns avanços foram conquistados, como a obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis e pousadas, assentos e vagas preferenciais em espaços como teatro e similares. Em Sergipe, outro avanço foi a gratuidade de acesso em espetáculos, shows, jogos de futebol, entre outros eventos. Mas muito ainda há por ser feito para garantir a igualdade de acesso e a inclusão efetiva desse público, tão expressivo. Nesse sentido, o ensaio, idealizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (CEPcD), é justamente uma ação de valorização e empoderamento.

A jornalista Lucivânia Santos participou do ensaio, e destacou a importância de se destacar a beleza das pessoas com deficiência. “Nunca havia participado de algo assim. Pude expressar quem e como realmente sou. Saí da minha cadeira, subi numa árvore para fazer umas fotos diferentes e mostrar que não é porque ando de cadeira de rodas que não posso fazer isso. Esse ensaio serve para mostrar que a mulher com deficiência também tem sua beleza externa. Essa data comemorativa é muito importante para conscientizar a sociedade da necessidade de inclusão, já que todos nós somos iguais; apenas vivemos de maneiras diferentes”, relatou.

De acordo com o presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA), Leonel Ferreira, é necessário que a lei seja respeitada. “Falar sobre o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é muito importante, pois nos dá forças para cobrar que sejamos respeitados e que respeitem a lei que nos protege. Nós precisamos andar despreocupados, com acessibilidade; pegar transportes coletivos com plataformas, mas isso parece estar cada vez mais distante. As coisas não podem ser feitas apenas em datas comemorativas, a acessibilidade, inclusão e igualdade devem ser contínuas”, pontuou.

Muito ainda deve ser feito para que se possa assegurar os direitos das pessoas com deficiência física e a igualdade de acesso a oportunidades, acessibilidade e mobilidade. A data estimula a conscientização de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Em Sergipe, das 518 mil pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, mais de 100 mil possuem deficiência física.

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio Luiz dos Santos, a todo momento, o Conselho luta para que o preconceito contra a pessoa com deficiência física seja vencido. “A luta é para que, além de vencermos as barreiras arquitetônicas, possamos vencer no tocante ao relacionamento interpessoal, afinal, pessoas - com deficiência ou não - são iguais. As pessoas com deficiência precisam ter seus direitos garantidos e, nesta etapa, o Conselho está promovendo o Selo de Acessibilidade Sergipano, que é uma ação para estimular os estabelecimentos comerciais a se adequar para o recebimento de pessoas com deficiência, como clientes e enquanto força de trabalho”, informou.

Texto e imagens reproduzidos do site: se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário