terça-feira, 3 de março de 2015

Aracaju - O encanto da Terra dos Cajueiros








Aracaju.

O encanto da Terra dos Cajueiros, com sua tranqüilidade
e gostosa brisa de beira de rio.

Chegar a Aracaju é correr o risco de ficar seduzido por uma das capitais brasileiras mais joviais, bonitas e tranqüilas. Com ares de menina moça a capital sergipana, situada à margem direita do Rio Sergipe, cresce a olhos vistos de maneira ordenada, respeitando sobretudo sua característica de cidade litorânea, onde o sol, praias, manguezais embelezam sua fisionomia de inverno a verão. Com avenidas, ruas e logradouros bem arborizados e sinalizados o visitante pode facilmente locomover-se para qualquer ponto, vez que Aracaju é uma cidade plana onde o trânsito flui sem o estresse das grandes cidades.

No perímetro urbano de Aracaju, a capital brasileira da qualidade de vida, o litoral é dotado de serviços especializados e de uma infra-estrutura turística qualificada. A Praia de Atalaia é uma das mais conhecidas e visitadas do Nordeste. Ótima para passeios em família, por ser calma, ter águas de pouca profundidade e por não apresentar obstáculos naturais. Suas extensas faixas de areia fina convidam para caminhadas, e é onde acontecem também a prática de esportes como futebol, frescobol e kite surf.

A Orla da Atalaia é uma das mais belas e bem equipadas do Brasil, com uma infra-estrutura turística capaz de proporcionar aos visitantes uma estadia inesquecível: hotéis de luxo, pousadas, restaurantes especializados em frutos do mar, locadoras de veículos, centros de artesanato. Possui também, um belo Oceanário, um equipado parque infantil e a badalada Passarela do Caranguejo, com bares, restaurantes típicos e vida noturna intensa.

Quem está na Orla da Atalaia e quer curtir as delícias do Mercado Popular Thales Ferraz no centro histórico da cidade, pode percorrer os apenas 11 quilômetros de distância pela Avenida Beira-Mar ou pelo bairro Coroa do Meio. O turista ainda poderá dar uma passada na Colina Santo Antônio, e apreciar a bela vista panorâmica da cidade. A Colina é apontada por alguns estudiosos como o ponto de nascimento da povoação que deu origem à cidade.

Atualmente, o investimento em ciclovias e em academias populares ao ar livre que estimulam a prática saudável de realização de exercícios físicos, contribuiu para que a cidade recebesse o título de Capital Brasileira da Qualidade de Vida.

A noite aracajuana como acontece em boa parte das capitais litorâneas é mais movimentada nos bares que enfeitam a orla marítima. Situada na Praia de Atalaia, a Orla dispõe de hotéis confortáveis, restaurantes, áreas abertas de lazer e recreação e quadras de esportes. Com uma estrutura moderna a Orla oferece opções de entretenimento para quem deseja apreciar boa música, deliciosa culinária ou simplesmente bater um papo curtindo a brisa do mar sempre aconchegante das praias de Atalaia, Aruana ou Robalo.

Um interessante passeio pela história da capital pode ser feito seguindo a Avenida Ivo do Prado. A beleza do rio Sergipe margeia monumentos históricos com a Ponte do Imperador como ancoradouro para a chegada do Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Tereza Cristina em 1860, o prédio da Secretaria de Estado da Educação, e da antiga Faculdade de Direito.

Fotos reproduzidas do site: turismosergipe.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário