sexta-feira, 13 de março de 2015

Marcelo Déda é homenageado com exposição fotográfica

Exposição está em destaque no Museu da Gente Sergipana.

Imagens foram capturadas por Janaína Santos.

 Exposição #Dedapresente fica disponível até o fim do mês.

 Registros também revelam a sensibilidade de Marcelo Déda também ao fotografar.
Fotos do Portal Infonet:

Infonet - Cultura - Noticias - 11/03/2015.

Marcelo Déda é homenageado com exposição fotográfica
Exposição #‎Dedapresente fica disponível até o fim do mês

O ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda, foi homenageado nesta quarta-feira, 11, data em que completaria 55 anos, com a exposição fotográfica #DedaPresente. A mostra, disponível até o final do mês de abril no Museu da Gente Sergipana, reúne imagens das temporadas de campanhas eleitorais e do exercício de seus mandatos enquanto governador de Sergipe capturadas por Janaína Santos, além de registros que revelam a sensibilidade de Marcelo Déda também ao fotografar.

A fotógrafa Janaína Santos conta que o acervo, até então armazenado em seu computador, representa o papel de Marcelo Déda para a Sergipe. “Meu acervo é muito grande e estava parado. Escolhi a data do nascimento dele para celebrar esse grande homem que ele foi para Sergipe”, diz.

Janaína conta que o principal objetivo da exposição é destacar o lado humano de Marcelo Déda. “Eu queria destacar o momento dele de abraçar e de receber o carinho de sua gente. O jeito de ser dele era marcante, ele era muito espontâneo. Em momentos descontraídos, ele ria, cantava e contava piada”, conta. “Em alguns momentos, ele me posicionava e como a gente já tinha uma relação forte, ele olhava para o local e eu sabia exatamente o que ele queria, então, a fotografia saía perfeita com a direção dele”, completa.

Para Eliane Aquino, viúva de Marcelo Déda, a exposição é um presente para os familiares, amigos e admiradores do ex-governador de Sergipe. “É um pouco do resgate da história dele, um pouco da lembrança de tudo que ele representou nessa vida de meteoro que teve. As fotos representam muito bem isso. Ela [Janaína] conseguiu fazer uma coletânea do Déda governador e do homem ligado na cultura”, comenta.

Eliane Aquino destaca, também, a importância do legado deixado por Marcelo Déda. “Quando a gente fala do legado dele, não é só como pessoa física, é principalmente a lembrança para as pessoas de tudo que ele acreditava e a forma ética e corajosa como ele conduzia a política, que sempre fez parte da vida dele, mas nunca foi usada de forma ruim. Esse é o nosso maior legado, e que eu quero que represente para as futuras gerações para que elas nunca esquecam que política pode ser do bem, que política é fundamental para a vida das pessoas, e que é possível fazer bem feito, com coragem e discernimento”, ressalta.

O governador Jackson Barreto, que foi amigo e aliado de Marcelo Déda, também destacou a importância do evento e da figura do ex-governador para Sergipe. “Essa exposição nos faz lembrar que ele está sempre presente. Presente o governador, o político, o líder estudantil, o homem que modernizou nosso estado e que provocou mudanças no comportamento politico de Sergipe e de quem nunca podemos nos esquecer. Hoje ele faria 55 anos e nós estamos aqui para homenageá-lo e também prestigiar Janaína, que é uma grande fotográfa e partilhou das ideias e lutas de Déda”, conta.

Por Verlane Estácio.

Imagens e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário