segunda-feira, 23 de março de 2015

Memorial do município de Simão Dias










Memorial de Simão Dias/SE.

O Memorial de Simão Dias é um centro de documentação criada para guardar e colocar ao dispor do público a memória histórica, artistica e cultural do nosso Município.

Inaugurada em 1991, é resultado das comemorações pelo centenário de Emancipação Política do Município.

Criada pela Lei n° 15/90, de 18 de junho de 1990, de 18 de junho de 1990, o Memorial de Simão Dias está com sua sede no prédio do antigo Quartel de Polícia, cedido pelo estado em regime de comodato ao Município.

Por ser de arquitetura civil institucional de propriedade do Estado pelo decreto n° 18774 de 02 de maio de 2000, tem sua inscrição no livro de tombo n° 01 geral fl. 29.

Na sociedade atual, as invasões cientificas e tecnológicas têm contribuído para que possamos lançar um novo olhar sobre a história.

A preservação da memória é fundamental para o exercício da cidadania, por ser um processo de construção continua e essencial para a formação das gerações. A interação entre o passado e o presente se faz necessário para uma projeção do futuro, nas quais devam estar inserido a valorização do patrimônio cultural, englobando o meio ambiente e todas as áreas do conhecimento humano.

Em um momento de nossa história em que amplas transformações se processam no país, nos estados e são visíveis no nosso município, a reorganização do Memorial, com a introdução de novos objetos que fizeram parte do cotidiano dos Simãodienses utilizando-se de fotos, mostruários e objetos doados pela comunidade e que expostos de maneira adequada possibilita a reconstrução dos fatos que fizeram parte da nossa história.

Esta nova história do Memorial faz uma recomposição das observações sobre o contexto político, social e econômico que compuseram o cenário político de Simão Dias. Fazendo parte dessas inovações temos a primeira sala que através de fatos reconta a história de vida de Sebastião Celso de Carvalho.

A segunda sala é composta por fotos antigas da cidade e de pessoas que no passado participaram da nossa comunidade. Compondo este cenário temos ainda ma exposição sobre a vida e a obra de Carvalho Déda.

Na terceira sala temos em exposição objetos sobre nossa arte e o artesanato.

Na quarta sala consta fotos sobre a nossa igreja e alguns intelectuais Simãodienses.

Na quinta estão livros e medalhas que contam a história política do nosso Município.

Venha conhecer nossa história!

Texto e imagem reproduzidos do site: simaodias.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário