quinta-feira, 12 de março de 2015

Biblioteca recebe acervo pessoal de Maria Cristina Gama

Maria Cristina Gama de Figueiredo.

Acervo doado pela família inclui 1200 obras literárias.
Fotos - Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 09/03/2015.

Biblioteca recebe acervo pessoal de Maria Cristina Gama.
Acervo doado pela família inclui 1200 obras literárias.

O público sergipano poderá ter acesso ao acervo pessoal da escritora e poeta sergipana Maria Cristina Gama. O material composto por 1200 obras literárias foi doado pela família da artista à Biblioteca Municipal Clodomir Silva. O acervo foi o grande destaque de uma celebração realizada na noite desta segunda-feira, 9, em alusão ao 160º aniversário de Aracaju e ao Dia Internacional da Mulher.

A artista plástica, Ilma Santos, uma das organizadoras do evento, conta que que a escritora tinha a leitura como prazer. “Ela era uma verdadeira devoradora de livros, comprava muitos e lia todos eles. Era um hábito constante e o acervo dela tem livros fantásticos”, revela ao relembrar a amizade com a poeta.

Ainda de acordo com Ilma, após a morte da poeta, a família manteve uma preocupação com relação ao destino dos livros. “Houve a preocupação de pegar esses livros e não deixa-los à toa. De fazer com que as pessoas tivessem acesso à biblioteca e às leituras que foram importantes para ela e poderiam ser para outras pessoas também. A ideia era montar um memorial, mas como não houve essa oportunidade, a família resolveu doar para biblioteca”, diz.

A ideia, segundo Ilma, a ideia é incentivar a leitura e manter viva a memória de Cristina Gama. “Queremos chamar atenção para essa grande poeta sergipana e para sua obra, que marcou época, que é contemporânea e ao mesmo tempo moderna, sempre com um pensamento além”, conta.

A doação dos livros que tanto inspiraram Maria Cristina Gama representou um momento de realização para os familiares. “Tudo isso fez parte do que inspirou ela a escrever sua própria obra. A gente queria que todos tivessem acesso e como ela queria que os livros ficassem juntos, a gente encontrou na biblioteca o lugar ideal. É um momento de realização onde a memória dela vai ser sempre lembrada”, conta Lícia Hanchaw, irmã da poeta, ao destacar que o acervo inclui exemplares de autores sergipanos, internacionais, filósofos, romances, almanaques, entre outros.

Além do acervo, os quatro livros publicados por Maria Cristina Gama também estão disponíveis na biblioteca. São eles: "A Próxima Índia" (1998), "O Peixe Práxis" (2000), "O Anjo Sujo" e "O Violino Cerebrino" (2004).

Todo o material está disponível na biblioteca Municipal Clodomir Silva está localizada na rua Santa Caratina, nº 314, bairro Siqueira Campos.

Por Verlane Estácio

Maria Cristina Gama morreu no dia 5 de outubro de 2010 em Aracaju. Alguns poemas da escritora sergipana ganharam sonoridade musical em composições da médica Joésia Ramos, que também se destaca como musicista.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário