quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O Pequeno Notável, por Lilian Rocha.


Publicado originalmente no Facebook/Lilian Rocha, em 19/11/2016.

O Pequeno Notável.
Por Lilian Rocha.

Adoro o "acaso", justamente porque sei que ele não existe. O que existe, sim, é uma sintonia misteriosa que atrai as pessoas, mesmo aquelas que a gente não conhece. Mas nada, absolutamente nada é por acaso...

Anteontem, me chegou às mãos, "por acaso", um livrinho infantil, chamado "Letras de A a Z". Poderia ser um livro como outro qualquer, não fosse pelo autor. Chamava-se Danilo Crescêncio e tinha apenas... 6 anos!!
Curiosa, abri o livro e imediatamente o devorei. E foi tão saboroso que fiquei com vontade de que mais pessoas o "experimentassem", porque, ao contrário das comidas, um livro dá pra "se comer" várias vezes, por várias pessoas diferentes...

O livro conta a história de cada letra do alfabeto, quem são elas, onde vivem, o que elas gostam de comer e com que gostam de brincar. O "F", por exemplo, sabe usar a "faca", seu animal preferido é a "foca", ele tem "filho" e "fim". O "M" gosta de "milho" e "macarrão", pula feito "mola" e seu animal preferido é o "macaco". Já o "Q" prefere comer "queijo" e "quiabo", mora no "quadro" e sabe contar até "quatro"...
E por aí vai a imaginação de Danilo, esse pequeno prodígio, brincando com cada letra do alfabeto e associando mais e mais palavras a cada uma delas. Além das historinhas, foi ele quem fez todas as ilustrações!

Há muito que não vejo um livro destinado a essa faixa etária tão criativo! E o mais fascinante, escrito por uma criança de apenas 6 anos!! É um livro que pode ser adotado tranquilamente nas escolas, nas turmas do Infantil II. Já imaginaram? Crianças de 5 ou 6 anos aprendendo a ler com um livro escrito por uma criança da sua idade?! E da mesma cidade? Isso é FANTÁSTICO!!

Não sei se é porque adoro crianças ou mais ainda, porque adoro crianças cheias de imaginação, o fato é que me apaixonei por Danilo e resolvi me tornar sua "madrinha literária". Para manter viva sua imaginação e estimular essa facilidade que ele tem de inventar histórias. E sobretudo, para divulgar o seu talento, pois não é justo que isso fique escondido.
Por isso, hoje o convidei para participar, junto comigo, do 5º Encontro de Escritores Sergipanos que aconteceu no Museu da Gente Sergipana. Com adesivo de "escritor" no peito, Danilo mostrou seu livro e contou como o escreveu. E de quebra, ainda deu autógrafos e arrancou aplausos de todos!

Sim, adoro o "acaso". Justamente porque sei que nada é por acaso...

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Lilian Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário