quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Simpósio do XLII Encontro Cultural de Laranjeiras

Foto: Ascom Secult.

Publicado originalmente pelo site do Portal Infonet, em 18/11/2016.

Laranjeiras: oficina de cordéis prepara jovens
Simpósio do XLII Encontro Cultural de Laranjeiras

Alunos da Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira tiveram, na última quinta-feira, 17, uma oficina de elaboração de cordéis com a mediação do cordelista Chiquinho do Além Mar. Em média, 40 alunos estão participando do curso que será dividido em módulos. O objetivo da oficina é fazer com que os jovens se interessem pela arte do cordel como modo de aprimorar a literatura, além de trabalhar temas sobre a história sergipana.

Alunos do 8º e 9º ano farão cordéis com assuntos relacionados ao município de Laranjeiras e apresentarão os mesmos no Simpósio do XLII Encontro Cultural de Laranjeiras, cujo tema no próximo ano será “Cantoria: da Viola ao Cordel”.

O cordelista Chiquinho do Além Mar demonstrou satisfação ao ver os jovens participando do curso de maneira dinâmica. “Eu estou muito feliz de poder estar colocando esse projeto em prática porque temos que ter a preocupação da salvaguarda do cordel. Sou da nova geração e sei da importância em deixar poetas prontos para as futuras gerações”, afirmou.

No ensejo, o artista agradeceu a oportunidade de estar ministrando a oficina. “Apresentei esse projeto para a Secretaria de Estado da Cultura e o secretário Irineu Fontes aprovou na hora. O artista, além de ter a boa vontade, precisa da sensibilidade do gestor, portanto parabenizo toda a equipe pela divulgação da nossa literatura de cordel”, ressaltou.

A professora Janaína Couvo, leciona aulas para as turmas contempladas pela oficina e destaca a importância do aprendizado literário. “Nesta oficina estamos dando ênfase a dois trabalhos importantes. O primeiro é mostrar aos alunos como construir seus próprios cordéis. E o segundo é aproximá-los cada vez mais da história de Laranjeiras e de sua identidade cultural que é muito forte”, declarou.

A aluna Rita de Cácia afirmou que está satisfeita com o curso e a idéia de divulgar os cordéis no Simpósio de Laranjeiras. “É muito bom aprender coisas novas, e a nossa professora achou importante que a gente aprendesse a ler e criar nossos cordéis para divulgarmos no Encontro Cultural de Laranjeiras”, destacou.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário