terça-feira, 11 de julho de 2017

'Biblioterapia' aborda efeitos terapêuticos da leitura

Biblioterapia” mostra como o mundo da leitura pode 
surtir efeitos terapêuticos para o ser humano.
Foto: Pixabay.

Clique na imagem para ampliar (Divulgação).

Publicado originalmente no site da Infonet, em 10/07/2017.

'Biblioterapia' aborda efeitos terapêuticos da leitura

Jornalista Carla Sousa vai ministrar oficina em Aracaju

Quem gosta de ler, sabe como o tempo gasto com a prática é importante. Inclusive, uma área de estudos recente, chamada de “biblioterapia” mostra como o mundo da leitura pode surtir efeitos terapêuticos para o ser humano.

De acordo com a jornalista e mestre em Ciência da Informação Carla Sousa, o estudos da terapia a partir das histórias é recente, mas a prática é milenar. “Muito antigamente as pessoas já se reuniam para contar histórias – e não só para entreter, mas também para falar coisas importantes sobre a vida e o ser humano”, explica.

O gosto de Carla pela leitura começou cedo: desde criança ela se perdia pelo universo dos livros que o pai tinha em casa. “Descobri que eles eram muito mais que livros. Eram verdadeiros professores e companheiros”, relembra. A influência na infância fez com que a jornalista se dedicasse a diversos programas de incentivo à leitura em Aracaju e depois partisse para um mestrado em Santa Catarina.

Oficina

No próximo dia 15 de julho, a mestre vai levar mais pessoas à prática da terapia literária através de uma oficina de 4h em parceria com a Associação dos Profissionais Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE). “Os participantes poderão vivenciar na prática o que é a biblioterapia com foco em atividades em grupo porque acredito que não só a história é terapêutica, mas também o convívio com o outro”, reforça Carla.

A oficina é interdisciplinar e voltada para estudantes e profissionais das mais diversas áreas de conhecimento.

Por Jéssica França

Texto e imagens reproduzidas do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário