segunda-feira, 24 de julho de 2017

Escola de Artes Valdice Teles disponibiliza oficinas de férias

 A compositora Aluilma já está  encantada com a percussão.

 Edvaldo se identificou com a raiz africana dos instrumentos.


 Edson Pikeno está ministrando a oficina.


Fotos: Ana Lícia Menezes.

Publicado originalmente no site da PMA, em 24/07/2017.

Escola de Artes Valdice Teles disponibiliza oficinas de férias

Reconhecida por difundir a cultura ao logo de seus 30 anos de existência, a Escola de Artes Valdice Teles realiza, durante o período de férias, a oficina de percussão-base. As aulas acontecem sempre às sextas-feiras, até o dia 4 de agosto, precedendo o início do semestre de cursos regulares, que começa no dia 7.

A oficina, ministrada pelo músico Edson Pikeno, é totalmente gratuita. O aluno interessado em participar só precisa comparecer ao local meia hora antes do horário indicado para que a vaga seja garantida. É preciso que o aluno leve seu próprio instrumento.

Pikeno, que se dedica ao ramo musical há 21 anos, conta que as solicitações dos alunos pelas oficinas de música são frequentes, e que a diretoria se preocupa sempre em disponibilizar esse tipo de atividade. "Estou há mais de 15 anos dando aulas. Estou aqui na Valdice Teles há um ano e os cursos estão indo muito bem, sempre com muitos de alunos. O pessoal pediu muito para fazer essa oficina de percussão, então as expectativas são muito boas", afirma.

Mistura de ritmos

A primeira aula da oficina foi dedicada ao samba, um dos ritmos mais característicos do Brasil. Nela, os alunos puderam experimentar as técnicas introdutórias para construir o ritmo de forma mesclada, onde cada um trocava de instrumento por determinados períodos, para que todos pudessem dominar a base dos equipamentos disponíveis.

"Eu ouvi no rádio que estariam dando essa oficina e resolvi me inscrever. Como sou compositora, acabei me interessando pela oportunidade, nunca toquei um instrumento antes. Está sendo maravilhoso", conta a aluna Aluilma, que logo se entusiasmou com a meia-lua e o surdo.

Para Edvaldo Amorim, aprendiz de 61 anos, a oficina está sendo uma experiência proveitosa, já que, apesar de possuir instrumentos de percussão em casa, o contato mais íntimo com a música ainda não havia acontecido.

"Vim para ganhar experiência e isso tem sido formidável. O fato de ter pessoas de idade junto aos jovens dá uma ênfase maior para estarmos aqui, nos motiva. Para mim é um privilégio estar na oficina. O professor tem muito talento e passa isso para nós. Música é alegria, música é paz, bem-estar. O som, acima de tudo, é uma coisa interessante. E apesar de tudo isso, o que me dá mais entusiasmo é o fato da percussão ser uma coisa da minha raça, da minha origem e virtude. É da África. Isso é um dos motivos que me trazem aqui também, resgatar minhas origens", ressalta.

Além do samba, ritmos da cultura afro de grande influência no país como o afro-reggae e o axé, também farão parte do cronograma das próximas aulas. Por fim, os alunos poderão se despedir do curso unindo todos os ritmos abordados na oficina, durante a última aula.

A partir desta terça-feira, 25, tem início a oficina de desenho artístico na Escola de Artes Valdice Teles, sob tutela do educador Pedro Boeira. Para garantir a vaga é só seguir a mesma recomendação das aulas de percussão-base: chegar sempre meia hora antes de começar a oficina, para que a inscrição na lista de participantes seja feita.

Os horários das oficinas são das 14h às 17h (percussão-base) e das 10h às 12h (desenho artístico). 

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário