sexta-feira, 28 de julho de 2017

Livro ‘Sabedoria Popular’ será distribuído nas escolas estaduais


Publicado originalmente no site da SEGRASE, em 13/07/2017.

Livro ‘Sabedoria Popular’ será distribuído nas escolas estaduais.

Ao todo, serão entregues quatrocentos exemplares da obra.

A obra ‘Sabedoria Popular’, do Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses de Melo agora estará disponível nas escolas estaduais. A iniciativa da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) distribuirá cerca de quatrocentos exemplares da obra para as 359 escolas do Estado. O acordo foi firmado na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, durante reunião do Conselho Editorial da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe ( Edise).

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, um dos objetivos da parceria é levar a literatura sergipana para o público mais jovem. “É fundamental que as novas gerações conheçam as obras dos escritores sergipanos e esta parceria é uma forma que encontramos para facilitar o acesso destas pessoas a nossa literatura”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, destacou a importância da Edise e como estas parcerias podem contribuir para a cultura sergipana. “A Editora possui uma série de livros que são de interesse da nossa cultura, e na medida do possível a Seed tem buscado colocar nas bibliotecas escolares os livros que dizem respeito ao tema, e a obra ‘Sabedoria Popular’ é um exemplo perfeito disto”, afirmou.

Sabedoria Popular

A obra é uma homenagem ao ex-governador Marcelo Déda e retrata toda a pesquisa realizada durante a vida do autor, sobre os costumes e a cultura popular por meio das 223 páginas de textos, trava-línguas, provérbios, versos, estórias e ilustrações.  Para a capa do livro “Sabedoria Popular”, o autor escolhe a figura da ave joão-de-barro, afirmando toda a identidade cultural presente na obra, visto que o pássaro joão-de-barro habita todas as regiões do país, como descrito no livro.

O livro ressalta a importância da cultura popular na formação da sociedade, seus hábitos e costumes, além de admitir que em todos nós há o folclore em diferentes formas, como crenças, ‘causos’, ditos populares, lendas, rezas, piadas, provérbios, entre outros.

Texto e imagem reproduzidos do site: segrase.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário