sexta-feira, 28 de julho de 2017

Personalidades sergipanas recebem revista Cumbuca


Publicado originalmente no site da SEGRASE, em 13/07/2017.

Personalidades sergipanas recebem revista Cumbuca. 

O evento de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira.

Escritores, jornalistas, personalidades políticas e do âmbito cultural estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, na sede da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) para a entrega da 14ª edição da Revista Cumbuca.

Com periodicidade trimestral, a revista traz nesta nova edição temas como design gráfico e arte, poesia e rap, jornalismo literário, o chorinho em Sergipe, entre outros temas. O editor geral da revista, Amaral Cavalcante, relembrou a idéia de criação da publicação. “A revista surgiu ainda na gestão do governador Marcelo Déda que junto ao presidente da Segrase da época, Jorge Carvalho pensaram em fortalecer a editora Diário Oficial com a criação de uma revista cultural que Sergipe ainda não tinha. Então, eu fui convidado por Jorge Carvalho para criar um projeto e esse projeto deu certo. Chegamos a 14ª edição com qualidade editorial e plástica, temos uma revista bonita, que pode ser vista em todo mundo”.

O presidente da Segrase, Ricardo Roriz deu uma boa notícia aos presentes. “Hoje a tiragem chega a 350 revistas, mas em acordo com o Conselho Editorial da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe iremos aumentar essa tiragem para 500 exemplares”, destacou.

A jornalista Bruna Daniely escreveu nesta última edição um texto sobre a Cumbuca, fragmento do seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Escolhi a Cumbuca como tema porque a gente não vê um material com toda essa qualidade falando sobre a cultura de Sergipe”.

O secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho, também compareceu a entrega da Cumbuca e demonstrou sua felicidade ao ver que a revista continua sendo produzida. “Eu fico feliz que o projeto da Cumbuca é exitoso. Eu tive a oportunidade de ser presidente da Segrase no período de junho de 2011 a dezembro de 2014, foi uma experiência extremamente feliz, uma oportunidade que eu tive na administração estadual e nesse período, no ano de 2013, nós criamos a revista Cumbuca. Ela começou a circular desde o início tendo como editor o jornalista Amaral Cavalcante e agora em 2017, está em seu quarto ano e está circulando”.

Ele também faz elogios ao atual presidente da Segrase, Ricardo Roriz. “Ricardo apostou, confiou e acredita na revista Cumbuca e nós ficamos felizes, pois por meio da Cumbuca a cultura sergipana é divulgada. As atividades da Edise são de extrema importância, são sem nenhuma dúvida um dos canais mais importantes de circulação das coisas que dizem respeito à sergipanidade”.

A designer Gabi Etinger participou da Cumbuca 14, atendendo a um convite do jornalista Amaral Cavalcante. “O convite surgiu através do editor geral da revista e foi muito gratificante poder registrar o momento que está ocorrendo na profissão do Designer, também acabei inserindo algumas produções de ilustração e artes visuais, foi importante colocar a marca das pessoas que eu conheço”.

Cumbuca nas plataformas digitais

A Cumbuca vem ao longo das suas edições contribuindo efetivamente com a arte e a cultura local, promovendo o registro de fatos históricos que nos dizem respeito, difundindo a produção artística contemporânea e oxigenando o ambiente cultural sergipano com a circulação de novas ideias.

Se você quer conhecer a revista, basta acessar o site www.segrase.se.gov.br, lá todo o conteúdo está disponível gratuitamente.

Texto e imagem reproduzidas do site: segrase.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário