domingo, 9 de julho de 2017

Festival de Arte emociona a comunidade escolar no dia da Sergipanidade









Fotos: Walter Martins. Ascom/SEMED.

Publicado originalmente no site da PMA, em 08/07/2017.

Festival de Arte emociona a comunidade escolar no dia da Sergipanidade

A forte chuva que caiu na manhã deste sábado, 8, não impediu que centenas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Francisco participassem do I Festival de Educação e Arte - Educarte- promovido pela comunidade escolar do bairro Lamarão em parceria com a Secretaria Municipal da Educação através da Coordenadoria de Artes (Coarte) em alusão ao Dia da Sergipanidade que é comemorado neste sábado.

Logo no início da manhã, pais e alunos foram recebidos ao som da banda Meados de Maio, formada pelos jovens Tiago Souza ao violão e David Meados na percussão. Após a apresentação os alunos puderam participar diversas oficinas. Samba de Côco, Xaxado, Capoeira, Teatro, Dança, Karatê, Banda Marcial, Canto, Desenho e Pintura foram as opções.

Foi a mãe do aluno Carlos Eduardo Santana, Alzira das Virgens Santana, que falou sobre o momento artístico na comunidade. “Aqui nós temos uma comunidade que sofre muita violência, a própria escola já foi vítima disso, mas o que estamos vendo aqui hoje é um universo de novas possibilidades que se abrem para os nossos filhos, o meu tem apenas 10 anos, mas ao contrário de muitos, está muito comprometido com aulas de Caratê, então eu só tenho a agradecer por esse projeto de Educação e Cultura que está acontecendo aqui”, afirma  Alzira.

O pai do aluno Diogo Oliveira da Silva, Ivan Oliveira, conhecido no bairro como Mestrando Pingo, conduziu a oficina de Capoeira e conta como se sentiu participando do evento. “Eu estou emocionado com tudo que vi aqui. Meu filho participando, seus coleguinhas participando. Nós temos muitos jovens e crianças dessa comunidade que, ao invés de estarem na rua sem ter o que fazer, estão aqui aprendendo arte, cultura e cidadania dentro dessa escola que é nossa”, fala o pai.

Foi o fomento desse espírito de pertencimento que motivou a diretora da escola, Fabiana Araújo, a procurar a Coarte e os pais para idealizarem, em conjunto, o festival cultural. “Hoje é um dia que vai marcar para sempre a história da EMEF Sérgio Francisco, é o dia da Sergipanidade organizado para a cultura de paz. Nossa escola já foi vítima da violência na comunidade. Nós montamos um comitê cultural empenhado em despertar nos alunos o sentimento de pertencimento, de respeito à escola e nós conseguimos fazer isso aqui hoje”, explica com empolgação a diretora.

As oficinas

Talita Portela tem 16 anos e uma das coisas que ela mais gosta na vida é de cantar, ela contou como está se sentindo participando do Educarte. “Em cada sala que você entrar aqui, você vai encontrar um talento, a gente já vê isso em nosso dia a dia, eu canto, meu sonho é ser cantora, mas aqui temos muitos colegas que sonham em dançar, em serem músicos e nós estamos tendo a oportunidade de fazermos isso tudo nessa manhã, meu sentimento é felicidade”, fala a aluna do 9° ano.

Já Gustavo Cavalcante tocou Bumbo na oficina da Banda Marcial, composta em sua maioria por adolescentes do sexo masculino, ele contou como avaliou o momento. “Eu e meus colegas poderíamos estar na rua hoje de manhã, sem ter nada para fazer e se arriscando a sofrer e até a participar de violência, mas nós estamos aqui tocando, todo mundo alegre e feliz fazendo o que gostamos, isso de certa forma muda a vida da gente”, disse.

Semed investe na Arte

O que Gustavo não sabia, mas descobriu hoje, é que a Semed está trabalhando para mudar a realidade dele e de milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino de Aracaju investindo no binômio Educação-Arte.

O diretor da Educação Básica da Secretaria, Manuel Prado, explica como isso está acontecendo. “Eu estou profundamente emocionado com o que estamos fazendo aqui no dia hoje com essa comunidade escolar, porque há pouco tempo eu vi aqui uma das cenas mais fortes da minha vida, que foi a morte de um aluno nas adjacências desta escola, e hoje a gente encontra aqui a comunidade reunida se libertando dessa violência através da arte. Os pais e alunos estão comovidos com esse momento e a nossa equipe de arte está empenhada em mudar a realidade não só da Sergio Francisco mas de toda rede escolar”, afirma o Diretor.

O coordenador de Arte da Semed, Rivaldino Santos, disse estar sem palavras diante do que estava vendo. “A gente não precisa falar muito diante do que estamos vendo aqui. Isso é a prova viva da contribuição da arte para o processo de educação. Hoje pela manhã alguém esqueceu um celular bem caro no banheiro e a comunidade escolar veio aqui na frente devolver, estamos aqui hoje sintonizados pelo nosso melhor, estamos vendo na prática a potência da arte para transformar realidades e isso é fundamental”, avalia.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário