terça-feira, 25 de julho de 2017

Praça São Francisco: sete anos como patrimônio mundial

Praça São Francisco: sete anos como patrimônio mundial 
Foto: Prefeitura de São Cristóvão.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 25/07/2017.

Praça São Francisco: sete anos como patrimônio mundial

Título foi entregue pela Unesco

São Cristóvão celebrará no próximo dia 1º de agosto, sete anos da chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco título entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco) por reconhecimento pelo valor arquitetônico, histórico e cultural, que remete a criação das bases do povo sergipano. As celebrações acontecerão no decorrer da próxima semana, abrangendo desde apresentações culturais, seminários até a confecção de um bolo de sete metros, que será repartido com os sancristovenses.

A cidade de São Cristóvão tem fundação entre o final do século VI e início do século XVII e foi sede da capitania de Sergipe Del Rey até o ano de 1855, quando houve a transferência da capital para Aracaju. A Praça São Francisco, localizada no coração do centro Histórico, é considerada uma das obras mais importantes do mundo, e foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2010. Sua construção ocorreu durante a União Ibérica, momento em que Portugal e Espanha eram regidos por uma única coroa. Nesta praça encontra-se: a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja Santa Izabel, a Santa Casa de Misericórdia, o antigo Palácio Provincial e um conjunto de residências dos séc. XVII e XIX.

Para o prefeito Marcos Santana, a praça é um símbolo da histórica viva de Sergipe. “A comemoração dos sete anos da chancela da São Francisco é um momento de alegria, mas também de alerta para a população. A praça está dentro do núcleo de 18 monumentos que o Brasil possui chancelados pela Unesco e é importante salientar que apenas 13 cidades brasileiras possuem monumentos com esse título, e nós estamos inserido neste núcleo. É um motivo de orgulho para todos nós. O título é permanente, contudo caso ocorra algum dano ou perda no valor universal excepcional o bem pode ser excluído da lista de Patrimônio Mundial. É um momento de comemoração, mas também de alerta, já que foi uma luta muito grande conseguir que a praça recebesse o título, porém, é tão ou mais difícil ainda cuidar para não perdê-lo. A população precisa se inteirar mais desse recebimento e se apropriar deste título. Nós pretendemos atrair recursos para a praça e para a cidade como um todo, e o  título é um diferencial que deve ser usado para essa captação de recursos, e estamos trabalhando para fomentar este diferencial”, disse o prefeito.

A semana de comemoração começará a partir do dia 31 de julho e segue até o dia 04 de agosto, contemplando: visitas guiadas, oficinas de artes, feirinha de artesanato, além de momentos históricos como a primeira sessão da ‘Academia Sancristovense de Letras’ e a reunião do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe. (Veja programação completa abaixo).

“É um momento oportuno de reflexão sobre o que nos trouxe o reconhecimento de Patrimônio Cultural da Humanidade, despertando na população o apropria-se deste bem. Todos os anos, após a praça virar Patrimônio Mundial, as instituições museais juntamente com a Comissão Gestora da Praça São Francisco promovem atividades para recordar a importância deste título, que lança a cidade de São Cristóvão para o olhar do mundo”, enfatizou a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

Bolo

Dentro da programação do aniversário, um bolo de sete metros será construído na praça São Francisco, para que a população possa celebrar a data. “A ideia é que todos os sancristovenses, e também os turistas que estejam na cidade possam comemorar conosco. A chancela é um símbolo importante para a cidade. São Cristóvão respira cultura, e a praça São Francisco é um símbolo vivo da nossa história. Precisamos enaltecer este marco histórico para reiterarmos quem somos dentro do processo histórico do nosso país”, pontuou Kleckstane Lucena.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário