domingo, 16 de julho de 2017

Chico Varella lança livro “Honra do Samurai”





Publicado originalmente no site da SECULT, em 14 de julho de 2017.

Chico Varella lança livro “Honra do Samurai”

A obra conta com 27 contos fictícios com temáticas diversas do cotidiano

Amigos, familiares e autoridades se reuniram nesta quinta-feira, 13, no Museu da Gente Sergipana, para prestigiar o lançamento do livro “Honra do Samurai”, de autoria de Chico Varella. A obra, publicada pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise), é composta por 27 contos ficcionais que trazem temas diversos sobre o cotidiano de homens e mulheres, com suas mentiras e fraquezas.

Esta é a segunda publicação de Chico Varella. “Nesse trabalho tenho diversos contos e escolhei um deles, Honra do Samurai, para ser o título do livro. Gosto de soltar a imaginação e deixar fluir para escrever, assim como escritores como Luiz Borges e outros. Lançar um livro é também um momento de confraternização muito gostoso, em que a gente consegue reunir os amigos e contar histórias”, afirmou o autor.

A cerimônia contou com a presença dos secretários de Estado da Cultura, João Augusto Gama, e de Educação, Jorge Carvalho, que também são amigos do autor. “Além de ser um grande amigo, Chico Varella é um homem que trilhou uma história de vida admirável, deixando sua marca não apenas em Sergipe, mas em todos os lugares por onde passou”, afirmou João Gama. “Conheci Chico antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente, de tanto que ouvi suas histórias contadas por amigos em comum. Sempre o admirei e passei a gostar dele ainda mais depois que nos tornamos amigos”, contou Jorge Carvalho.

Na abertura do cerimonial, o diretor-presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueia, falou sobre a trajetória do autor e sua amizade com ele. “Chico Varella é um homem que vem de uma geração que sofreu todas as intempéries e perseguições do período ditatorial, e juntos tivemos que lutar pela redemocratização do país. Passamos por momentos difíceis nas vezes que fomos presos, mas não desistimos”, relembrou.

Sobre o autor

Chico Varella nasceu em Aracaju, Sergipe, como Francisco Carlos do Nascimento Varella. Em 1969, por perseguição política da ditadura, mudou-se para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, finalmente, Brasília, onde residiu até 2010. É Químico Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Analista de Sistemas pela IBM e Administrador de Empresas pela UNICEUB. Atualmente reside em Aracaju e é diretor de Tecnologia da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação.

Texto e imagem reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário