quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Brincantes: público elogia festival e comemora resgate da cultura


O evento aconteceu em alusão ao mês do folclore.
Fotos: Silvio Rocha.

Publicado originalmente no site da PMA, em 24/08/2017.

Brincantes: público elogia festival e comemora resgate da cultura

Dois pra lá e dois pra cá, girando, de "pareia" ou sem ninguém de braços dados, as manifestações folclóricas representadas pelas danças são sempre carregadas de histórias que dizem muito sobre a cultura local de uma região. Reconhecer a importância da valorização cultural e colaborar com o fortalecimento do patrimônio imaterial de Sergipe é um importante passo para a preservação da história do Estado.

Entre os dias 21 e 23 de agosto, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), realizou o Festival Brincantes, evento em comemoração ao mês do folclore. A programação, repleta apresentações de grupos folclóricos locais na Praça General Valadão, encantou o público e marcou o resgate da cultura regional.

O engenheiro eletrônico Clodoaldo Oliveira, foi uma das pessoas que aprovou a realização do evento. "É o resgate da nossa cultura, do que é nosso, e também a valorização do nosso folclore, das nossas tradições. É bonito de se ver. Isso tudo tem estado um pouco esquecido pela maioria das pessoas, e elas precisam participar. Precisamos ter nas praças públicas esse tipo de apresentação não só para os turistas, mas para as pessoas da terra também", comentou.

Já para a turista e empresária paranaense Ana Carolina Boaventura, de 23 anos, presenciar as apresentações de grupos de danças folclóricas sergipanas foi uma novidade, já que esta é a primeira que ela visita o Nordeste. "Eu estava passando pela praça com minha mãe e minha filha, e vimos a movimentação. Acabamos parando para ver e adoramos. No Paraná, a gente não tem contato com esse tipo de apresentação. Acho importantíssimo continuarem a manter a tradição viva, enriquece muito a cultura brasileira", afirma.

Para apreciar e se divertir junto aos cortejos não existe idade, prova disso é a psicóloga Ana Paula Queiroz, de 55 anos, que assistiu as apresentações na praça e elogia a iniciativa. "Quando percebi que os grupos estavam dançando por aqui, fiquei maravilhada. Eu estou encantada com o pessoal, em ver a idade dos brincantes, e com a vontade que eles têm de perpetuar essa beleza toda. Acho a iniciativa espetacular, porque é preciso resgatar nossas raízes. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns por promover e ajudar a manter viva a cultura sergipana", conta.

O evento foi encerrado na quarta-feira, 23, com maestria e deixou, para quem presenciou as apresentações, a reflexão sobre a importância que a gestão pública possui em cumprir seu papel em prol da valorização cultural e de conceder o devido espaço a quem luta incessantemente para manter viva as tradições.

Há mais de 30 anos se dedicando à dança, Marcos Braz ressalta que a dança popular é um dos bens mais preciosos que a região pode ter. "Creio que a dança é o que resta de mais vivo em nós, ela diz respeito às nossas raízes. Acho muito importante esses grupos terem esse espaço, principalmente por esse mês ser voltado para a comemoração do folclore", relata o coreógrafo.

 Texto e imagens re´produzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário