quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Dia do Folclore é celebrado com apresentações culturais

 Grupo Treme Terra.

Coordenadora do Grupo, Maria Ione.
Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 22/08/2017.

Dia do Folclore é celebrado com apresentações culturais

As atividades seguem até esta quarta-feira, 22

As cores e sons dos grupos folclóricos sergipanos decoraram a praça General Valadão, centro de Aracaju, na tarde desta terça-feira, 22. A reunião dos grupos marcou abertura do Festival de Brincantes, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) em alusão ao Dia do Folclore, comemorado hoje.

O objetivo do Festival, segundo o presidente da Funcaju, Silvio Santos, é mostrar a riqueza cultural de Sergipe. “Nós somos um dos estados mais ricos em folclore no país, e muitas vezes os sergipanos não sabem disto, então precisamos jogar luz nesta cultura e estimular cada vez mais esta tradição”, explicou.

Um dos grupos que se apresentaram no evento foi o Guerreiro Treme Terra, da cidade de Japoatã. Segundo a fundadora e líder do grupo, Rosa Maria Ferreira, o grupo foi fundado há doze anos e mantém sua tradição preservada até hoje. “Fico muito feliz quando apresento o Guerreiro, seja na cidade ou no interior”, afirmou.

Grupo folclórico secular, o Parafuso da cidade de Lagarto também se apresentou no evento. Representando o grupo, a coordenadora e presidente da Associação Folclórica de Lagarto, Maria Ione do Nascimento, falou da preservação da cultura. “como o Parafuso é uma tradição que veio dos escravos, nós buscamos preservar a sua história e dar continuidade a ela, pela sua importância”, declarou.

O evento conta com palestras, ações educativas, rodas de conversa, feirinha de cordéis, artesanato, comidas típicas, exposições e exibições de curtas. As atividades acontecem até esta quarta-feira, 23.

Por Yago Andrade e Verlane Estácio.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário