quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Festival Brincantes é aberto com palestras e apresentações de grupos folclóricos

 O festival acontece... no Centro Cultural de Aracaju 
e na Praça General Valadão.

 Cacumbí de Laranjeiras se apresentou 
no primeiro dia do festival.

 Samba de Coco do Mosqueiro se apresentando 
na General Valadão.


 Antropóloga e pesquisadora, Beatriz Góis.

 Professora e pesquisadora, Rejane Harder.

Presidente da Funcaju, Silvio Santos.
Fotos: Edinah Mary.

Publicado originalmente no site da PMA, em 22/08/2017.

Festival Brincantes é aberto com palestras e apresentações de grupos folclóricos

O Dia Nacional do Folclore, 22 de agosto, marcou o início do primeiro Festival Brincantes promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Desde o início da manhã, o evento reúne pesquisadores, agentes culturais e demais aracajuanos no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) e na praça General Valadão.

O festival foi aberto com a palestra “Educação musical através das manifestações culturais de Sergipe”, ministrada pela professora e pesquisadora Rejane Harder, que possui pesquisas de campo, bibliográficas e documentais sobre o tema. Na palestra, mostrou um olhar especial sobre as possibilidades de aplicar as músicas e danças de grupos culturais em sala de aula.

“A aplicação da música popular em sala de aula é muito importante, principalmente para desenvolver o reconhecimento. A dinâmica ajuda os alunos a valorizar as suas tradições, cultura e também enaltecer a sua identidade”, explicou. Após a palestra, estudantes do curso de Música da Universidade Federal de Sergipe (UFS), alunos de Rejane, realizaram uma atividade no Teatro João Costa envolvendo o público, formando uma grande roda de músicas e danças.

Quem também levou um pouco de sua contribuição na área da cultura popular foi a antropóloga, e uma das maiores pesquisadoras da cultura popular brasileira, Beatriz Góis. Beatriz mostrou os aspectos das taieiras de Sergipe, sua formação, atividades e sua colaboração para a cultura. Segundo ela, essa realização da Funcaju é uma oportunidade de interação entre os grupos, troca de conhecimento.

“Essa iniciativa da Prefeitura e da Funcaju é muito importante. A população precisa dessas atividades pedagógicas, desses intercâmbios culturais. Em meios de tanto avanços tecnológicos essas manifestações ajudam a inserir essas pessoas dentro dos seus contextos mostrando as suas origens e tradições”, observou.

A programação matutina contou ainda com as apresentações dos grupos brincantes Samba de Coco do Mosqueiro e Cacumbi de Laranjeiras, que animaram o público que passava pela praça General Valadão com suas cantigas, ritmos musicais, pisadas e gingados. O presidente da Fundação, Silvio Santos, acompanhou as apresentações e entrou no clima. “É impossível parar para conferir e participar do movimento. Isso faz parte da nossa cultura, faz parte da nossa identidade. Estamos muito felizes com o sucesso do evento e principalmente em ver tanta gente participando e se encantando com as belezas culturais do nosso estado”, disse.

 Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário