quinta-feira, 24 de agosto de 2017

José Santos de Araújo - o Mestre Passos

José Santos de Araújo (Mestre Passos), 
é filho da cidade de São Cristóvão
Foto: Divulgação ASN.

Publicado originalmente no site G1 SE, em 21/08/2017

Centro de Arte J. Inácio inaugura exposição ‘Recriando - Mestre Passos’ no Dia do Folclore

Trabalho traz reproduções da canoa de tolda, do famoso tototó, do bote de São Cristóvão, da canoa cearense, entre outras embarcações.

Por G1 SE.

Nesta terça-feira (22), Dia do Folclore, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio da Secretaria de Estado da Inclusão Social faz a abertura, a partir das 19h, da exposição ‘Recriando’, que reúne 11 réplicas de embarcações pelo olhar de Mestre Passos.

Com expografia de Jorge Luiz Barros, curadoria de Sayonara Viana e fotografia de Mozart Daltro, ‘Recriando’ traz reproduções da canoa de tolda (patrimônio cultural de Sergipe), do famoso tototó, do bote de São Cristóvão, da canoa cearense, entre outras embarcações.

José Santos de Araújo - o Mestre Passos - é filho da cidade de São Cristóvão. ‘Mestre’ por criar, ensinar, restaurar e transformar madeira em arte; ‘Passo’s por ter nascido no dia da Festa de Nosso Senhor dos Passos; ele herdou o ofício da marcenaria do seu pai, mas trilhou caminhos musicais, tornando-se primeiramente luthier e restaurador de mão cheia; depois, artista plástico e nautimodelista, se dedicando à construção embarcações e de réplicas reduzidas.

Desta atividade, surgiu a exposição ‘Recriando’, que antes do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, passou pelo Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, apoiadora da exposição. De acordo com a diretora do Museu e curadora da exposição, Sayonara Viana, “é um trabalho que faz parte do imaginário do artista, que remonta à infância. É como se ele estivesse brincando com a madeira e nos presenteando com belas obras que estão na história de Sergipe e de São Cristóvão”.

De acordo com o diretor do J. Inácio, Guga Viana, a abertura da exposição será marcada também por uma programação cultural especial. “Traremos grupos folclóricos para, com sua alegria, comemorar o mês do Folclore e a celebrar a inauguração da exposição, que permanece em cartaz até o dia 04 de setembro”, finalizou. O Centro de Arte e Cultura J. Inácio fica localizado no coração da Orla de Atalaia, próximo ao Farol da Coroa do Meio.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário