sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Edise lança livro “Contados Por Mim”, de Fátima Ribeiro

O livro é dividido em prosa e poesia (Foto: Edise)

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 25/01/2018

Edise lança livro “Contados Por Mim”, de Fátima Ribeiro

O livro é dividido em prosa e poesia

A Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), órgão suplementar da Segrase (Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe), lança no dia 25 de janeiro o livro “Contados Por Mim”, de Fátima Ribeiro, no Espaço Cultural Yázigi, no bairro Treze de Julho, em Aracaju.

Fátima Ribeiro, que possui poetas e acadêmicos na família, é formada em Letras Vernáculas na UFS (Universidade Federal de Sergipe) e atuou como professora na rede pública tanto estadual quanto municipal. “O cotidiano do professor permite conhecer os mais discrepantes cenários humanos e as suas mínguas, proporcionando e facilitando uma escrita mais próxima do leitor”, afirma.

Dividir o livro em prosa e poesia é, para a autora, uma forma de dar destaque a “períodos distintos”. A prosa é a “extração de personagens do meu mundo interior, dar vida em páginas, buscar verossimilhanças e, por fim, protagonizá-las”, diz Fátima. Já a poesia representa uma dicotomia de sentimentos entre “idas e vindas” e “a melancolia e a euforia”. O processo criativo de Fátima Ribeiro tem a ver com uma “busca pela condição humana despadronizada”. Lógica e racionalidade não fazem parte do processo criativo da autora de “Contados Por Mim”. “A minha poesia é composta por todos os corações que compuseram o meu ‘sistema’ emocional”, diz.

Humor também é parte essencial da vida de obra de Fátima. Para ela, “o fardo de temas “robustos” é amortizado com uma boa piada e gargalhada”. Essa parte bem-humorada também é à qual a escritora mais se identifica e cujas histórias são “recheadas de hipérboles”. “As outras, a vida me violentou, obrigando-me a escrever, norteada pela escritora Florbela Espanca [poetisa portuguesa]”, conclui.

Fonte: ASN

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário