sábado, 20 de janeiro de 2018

Sergipanas alcançam a nota máxima na redação do Enem

Elas compõem o seleto grupo de 53 pessoas que 
conseguiram os mil pontos em todo país
Fotos: Portal Infonet

A professora de redação, Cainã Vilanova, 
colaborou para o aprendizado das alunas.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 19/01/2018  

Sergipanas alcançam a nota máxima na redação do Enem

Ambas se prepararam durante todo para fazer a prova

As sergipanas Ana Beatriz Silva, 18, e Gabriela Xavier, 19, alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do ano de 2017. Elas compõem o seleto grupo de 53 pessoas que conseguiram os mil pontos em todo país.

Para fazer a prova, ambas se prepararam em um cursinho particular de Aracaju durante todo o ano, redigindo pelo menos uma redação por semana para que pudessem se aperfeiçoar em temas distintos. Segundo a professora de redação do curso, Cainã Vilanova, isso foi fundamental. “A redação é uma prática, você precisa sempre desse exercício, para que a gente corrija os mínimos detalhes”, explica.

A prática deu tão certo que surpreendeu Ana, que não acreditou quando viu que havia atingido a nota máxima. “Tive que abrir o site duas vezes para ver se a nota era mil mesmo. O tema foi muito específico, diferente do que todos esperavam, então quando vi a nota mil, fiquei em êxtase. Até agora estou sem acreditar”, relata.

Uma das técnicas utilizadas por Gabriela para que pudesse atingir essa excelente nota foi manter a calma. “O que mais me ajudou foi olhar aquilo e não me desequilibrar. Foi a melhor coisa que fiz, lembrei que tinha me preparado durante todo ano e que aquela seria só mais uma redação”, afirma.

Objetivos

Agora, elas esperam a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, que começa no dia 23 de janeiro e irão até 26 de janeiro, para tentar ingressar no curso de Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tema da redação

O tema da redação do Enem 2017 foi o ‘Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil’. Pela sua especificidade, o tema surpreendeu alguns professores e estudantes de todo país. Neste ano, apenas 53 pessoas conseguiram atingir a nota máxima, enquanto no ano anterior, 77 produziram uma redação nota mil.

Por Yago de Andrade e Verlane Estácio

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário