sábado, 27 de janeiro de 2018

Segundo Festival AVIE é lançado na Galeria J. Inácio


 Estudante de Simão Dias, Thiago Araújo


 O lançamento aconteceu na Galeria J. Inácio


 Jane Junqueira, Diretora da Galeria de Arte J. Inácio

 Irineu Fontes, Superintendente Secult

 Jorge Carvalho, secretário de Educação

Clara Macedo, Coordenadora do Nupi/Seed
Fotos: Pritty Reis

Publicado originalmente no site da SECULT, em 26 de janeiro de 2018

Segundo Festival AVIE é lançado na Galeria J. Inácio

O Festival AVIE – Artes Visuais na Escola, executado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi/Seed), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, resultou em uma exposição coletiva que levou às paredes da Galeria de Artes J. Inácio, na Biblioteca Pública Epifânio Dórea, em Aracaju, dezenas de obras de artes visuais produzidas exclusivamente por estudantes da Rede Pública Estadual.

O lançamento da exposição aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, e contou com a presença de professores e alunos da capital e interior. Atentos, os estudantes contemplaram as obras expostas na Galeria J. Inácio. “Esta é uma oportunidade de participar do universo da arte, e mostrar o nosso potencial e capacidade de desenvolver habilidades artísticas e produzir arte”, disse o estudante Thiago Araújo, de Simão Dias, que teve duas obras selecionadas para exposição.

De acordo com o secretário de Educação, Jorge Carvalho, o objetivo desta iniciativa é fomentar a produção artística realizada por alunos que estejam matriculados nas escolas da rede pública estadual de Sergipe, contribuindo para a identificação de novos talentos nas artes visuais sergipanas. “O AVIE é uma oportunidade que o governo criou para que os estudantes da educação básica possam mostrar publicamente, através de um processo seletivo, as suas formas de expressão”, afirmou.

O superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, afirmou que unir cultura e educação é uma obrigação de qualquer gestão. “A arte é algo que fica impregnado nas pessoas, que fica no subconsciente. Precisamos fomentar o acesso à arte junto às escolas o tempo inteiro. Esse projeto tem um resultado surpreendente junto aos jovens que dele participam”, declarou.

A coordenadora do Núcleo de Projetos Inovadores e Criativos (Nupi/Seed), Clara Macedo, destacou a importância do Festival para os estudantes. “O mais importante de tudo é o incentivo à produção artística. Acredito que dentre esses jovens sairão os próximos grandes artistas de Sergipe. Esperamos que essa edição do festival sirva de incentivo aos próximos alunos que queiram expor os seus trabalhos”, destacou.

A diretora da Galeria J. Inácio, Jane Junqueira, fez um balanço sobre o Festival AVIE e evidenciou sua satisfação com os trabalhos desenvolvidos. “Acredito muito no desenvolvimento artístico desses alunos. Talento não tem idade. O AVIE é uma vitrine para esses alunos mostrarem todo o seu potencial”, afirmou.

A exposição ficará a mostra até o dia 25 de fevereiro de 2018. A Galeria de Arte J. Inácio, está situada no anexo à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Vila Cristina, s/n, Bairro Treze de Julho. Grupos e escolas interessadas em agendar visita, podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário