quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Organização da cidade e belezas naturais encantam turistas em Aracaju

Foto: Ana Lícia Menezes

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 16/01/2018

Organização da cidade e belezas naturais encantam turistas em Aracaju

Os hotéis estão cheios e os viajantes das mais diferentes localidades desfilam pelos pontos turísticos da capital.

Por: AAN
  
Janeiro é o mês das férias e do calor. Nessa época do ano Aracaju resplandece e acolhe turistas de todo o Brasil, ansiosos para conhecer as belezas naturais e usufruir de toda a cultura. Os hotéis estão cheios e os viajantes das mais diferentes localidades desfilam pelos pontos turísticos da capital. O reconhecimento da cidade como destino decorre das ações conduzidas pela Prefeitura de Aracaju, com participação do trade turístico e do Governo do Estado.

Um dos lugares mais visitados é a Orla de Atalaia. Localizada a cerca de 15 km do centro da cidade, concentra a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes. As águas tranquilas, a beleza natural e a organização são destaques do local. "A gente chegou no dia 7, e a primeira impressão que tivemos é que a orla é bem organizada, tem de tudo, toda a infraestrutura para o turista, e vamos ficar mais alguns dias. Gostamos muito da praia da Atalaia, que é bem limpinha, com a água morna, muito boa de aproveitar", afirma Juliana Costa, analista de gestão de pessoas. A moça veio acompanhada pelo pai, José Costa, saindo de São Carlos, no estado de São Paulo.

Entre os arcos da orla e a escultura "Eu amo Aracaju", cai sobre a cidade uma chuva de sorrisos, todos devidamente registrados nos smartphones. A alegria transborda pelo clima hospitaleiro e sossegado, que vicia quem o conhece. Foi essa atmosfera que atraiu de volta Cecília Freitas e sua família, direto de Caruaru, desta vez acompanhada da amiga Sandra Sager, que trocou o frio da Suíça pelo calor sergipano. "Estamos achando a cidade linda. Esta é a terceira vez que a gente vem a Aracaju, e toda vez a gente se surpreende mais, a cidade está sempre melhor. Eu já estou recomendando para todo mundo que venha pra cá, que é tudo lindo e maravilhoso. É uma cidade muito limpa, muito legal, não temos o que reclamar", ressalta a pernambucana.

O paulistano Edmilson Lima é analista de banco de dados e possui avós morando em Aracaju, aproveitou as férias para trazer a esposa, Lúcia Lima, para conhecer a família dele e a capital. Mesmo tendo morado por um ano por aqui, em 2006, ele ainda se surpreendeu com o que encontrou. "Fizemos um tour pela cidade, passamos pela catedral, pelo ponto mais alto daqui, pelos mercados, onde aproveitamos para conhecer muitas frutas que não sabíamos que existia, e até agora está muito bom. A cidade completamente limpa, muito diferente de outras cidades mais famosas que já visitamos e que não chegam aos pés de Aracaju", orgulha-se o rapaz.
  
Lúcia está apaixonada pela cidade e pelo povo sergipano. Nascida na cidade mais populosa do país, ela comemora a paz que encontrou por aqui. "Chegamos aqui há três dias e estou amando. Meu marido já morou aqui, mas essa é a minha primeira vez na cidade. Está sendo mágico, muito bom. A praia é ótima, o tempo é quente, é tudo maravilhoso. As pessoas são super simpáticas, a cidade é tranquila. Está tudo perfeito!".

Há também quem tenha vindo desacompanhado. É o caso do estudante de filosofia Alexander Teixeira. Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o jovem de 23 anos realizou uma extensa pesquisa online até definir o destino de suas férias universitárias. "É a minha primeira vez em Aracaju e vim sozinho. Não tenho familiares ou amigos por aqui, e apesar de ter chegado há algumas horas, a cidade já vêm atendendo às expectativas. Escolhi a cidade depois de fazer algumas pesquisas. Levei em consideração o fato de viajar sozinho, a tranquilidade e as belezas naturais, o que fez Aracaju ganhar o meu coração", garante o rapaz.

Planejamento prévio

A boa quantidade de turistas que movimenta a economia local é fruto de uma estratégia ampla de promoção de Aracaju como uma boa opção de destino turístico por todo o Brasil. "Foi uma ação conjunta entre a Prefeitura de Aracaju, o Governo do Estado de Sergipe e o trade turístico. Desde o início do ano passado que nós participamos de convenções, caravanas  e feiras, apresentando as qualidades de Aracaju, no intuito de atrair o maior número possível de visitantes", explica Jorge Santana, secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Algumas ações específicas do município possuem parte significativa no bom resultado. A volta da festa de Réveillon, por exemplo, atrai pessoas que estendem sua passagem pela cidade para conhecer os demais atrativos. Outro ponto de destaque é ampliação da "Marinete do Forró", que a partir deste mês será disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju todas as sextas-feiras do ano, proporcionando um tour pelas áreas mais famosas da cidade de maneira gratuita. "Além das ações de promoção, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza todo o aparato para que o turista que visite a cidade volte para sua terra natal satisfeito com o que encontra e faça a propaganda daqui. Os visitantes se surpreendem com a organização e com a limpeza da cidade, o que gera uma repercussão muito positiva" avalia o secretário.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário