sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Festa do Saci fortalece a cultura brasileira

 A comemoração ao Dia do Saci já acontece 
há 8 anos na Emei,  com o objetivo de
 valorizar a cultura brasileira. 

 Isabella Santana, diretora da Emei Áurea Melo Zamor. 
Fotos: Isley Santos

 Sandra Beiju está há 12 anos na Emei e 
foi uma das idealizadoras do projeto

 Enquanto, na mesma época, outras unidades 
comemoram o Halloween, a Emei Áurea Melo Zamor 
destaca a cultura brasileira celebrando o Dia do Saci. 
Foto: Ascom/Semed

No dia da culminância do projeto, apresentações 
musicais e teatrais são  feitas pelos próprios alunos. 
Foto: Ascom/Semed

Publicado originalmente no site da PMA, em 14 de novembro de 2018

Festa do Saci fortalece a cultura brasileira entre os alunos da Emei Áurea Melo Zamor

Gorro vermelho, cachimbo na boca e uma perna só. O personagem folclórico Saci Pererê já é um velho conhecido dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Áurea Melo Zamor, no conjunto Orlando Dantas. Há oito anos, a unidade promove o projeto Festa do Saci, com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura brasileira, na mesma época em que é comemorada uma data norte-americana, o Halloween.

Tradicionalmente realizada no dia 31 de outubro, em 2018, a Festa do Saci aconteceu nesta quarta-feira, 14, em virtude de particularidades no calendário da rede. Durante todo o mês, são realizadas diversas atividades pedagógicas relacionadas ao personagem e, ao final do mês, em vez de se comemorar o Halloween, é o menino de uma perna só que é lembrado entre os professores e alunos da Emei.

“O maior objetivo do projeto é mostrar para as crianças que nós temos o que comemorar, que não precisamos de uma festa de fora, que não faz parte da nossa cultura. Trabalhamos durante todo o mês de outubro com contação de histórias, confecção de cartazes, musicalização, enfim, uma série de atividades pedagógicas que culminam neste dia de comemoração”, explica a diretora da Emei, Isabella Santana.

O projeto foi idealizado pelas professoras Roseane Chagas (atualmente aposentada) e Sandra Beiju (em exercício). Sandra conta que A Festa do Saci surgiu para mostrar às crianças que o conhecimento da cultura brasileira deve ser prioridade. “Nos chamou atenção o fato de muitas escolas públicas adotarem uma prática que já era realidade em escolas privadas, que é a comemoração do Halloween, uma festa americana e não tem nada a ver com a gente. Não discordamos de que as crianças possam conhecer o dia das bruxas, mas compreendemos que é mais importante na formação delas que conheçam a própria cultura”, afirma a professora.

O projeto Festa do Saci virou artigo científico e foi apresentado durante um encontro internacional de professores, promovido pela Universidade Tiradentes. A professora Sandra salienta que o Dia do Saci já é uma realidade em várias partes do país. “Nós, enquanto povo brasileiro, precisamos reafirmar nossa cultura. Aqui na escola, através desse projeto, também trabalhamos a leitura, a música. As crianças criam identidade com o personagem e o apresentamos como um defensor da natureza, dos animais. Neste sentido, trabalhamos também outros projetos ambientais que a escola desenvolve”, continua Sandra.

“Estamos em uma era de um exagerado estímulo à tecnologia e isso acaba comprometendo nas crianças esse potencial de crianção e imaginação que elas têm. E eu, como professora, vejo que é uma tarefa da escola resgatar essa ludicidade, como uma proposição de humanização porque se a gente humaniza essa geração de agora, eles se tornarão adultos mais comprometidos com a transformação social, que combatem os preconceitos e os discursos de ódio, que estão em moda hoje em dia”, salienta.

Saci Pererê

O personagem do folclore brasileiro foi trazido ao país pelos colonizadores portugueses e bastante difundido a partir da obra Sítio do Pica-Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato. O Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro, já é oficializado pelo estado de São Paulo e por municípios de Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário