sábado, 17 de novembro de 2018

Prefeito abre oficialmente o FASC 2018 homenageando personalidades locais


 Prefeito Marcos Santana abre oficialmente o FASC 2018 
 Erundino Prado recebendo a Comanda Cultural do FASC.


Conceição Vieira, Marcos Santana e o 
Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa


 Belivaldo Chagas, governador de Sergipe.

Angelo Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe.
Fotos: Márcio Garcez e Heitor Xavier.

Publicado originalmente no site da Prefeitura de S. Cristóvão, em 17/11/2018

Prefeito Marcos Santana abre oficialmente o FASC 2018 homenageando personalidades locais

Relembrando personalidades ilustres que passaram pela Cidade Mãe, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, fez a abertura da 35ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão, na noite desta sexta-feira (16), no Palco João Bebe-Água, localizado na Praça São Francisco, no Centro Histórico.  O momento marca a volta de São Cristóvão ao patamar de um dos destinos mais importantes do turismo sergipano, quer seja pelas suas tradições culturais e religiosas, como também uma das cidades nordestinas chancelada como Patrimônio da Humanidade.  

“O FASC tornou-se na verdade um grande produtor de plateias a medida que oportuniza espaços para artistas que dificilmente teriam a chance de divulgação do seu trabalho nos veículos de comunicação de massa. O evento sofreu descontinuidade e retomamos seguindo a proposta do conceito dos antigos festivais, com a participação efetiva da Universidade Federal de Sergipe, além de uma programação baseada no que existe de mais autêntico em termos de arte cultura, congregando o popular e o erudito das suas diferentes expressões contemporâneas”, ilustrou Marcos Santana.    

O governador Belivaldo Chagas esteve presente na cerimônia de abertura e destacou a importância do FASC, como uma das mais festejadas manifestações culturais do país. “O Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado no passado e está alcançando o seu lugar no calendário cultural brasileiro. Vim prestigiar este evento e seus mais variados artistas. A festa tem a participação popular que é o mais importante. E neste momento somos todos São Cristóvão”, destacou o governador.

O Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli falou da aproximação entre a UFS e a população de São Cristóvão para uma melhor interação entre o povo e a universidade.  “Vamos trabalhar e criar este pertencimento da Universidade à São Cristóvão e a identidade do povo desta Cidade Histórica pela UFS. Queremos fazer com que o município onde está localizada a Universidade Federal de Sergipe seja reconhecido por aqueles que fazem o meio acadêmico desta instituição”, garantiu Antoniolli.  

O Deputado Federal Fábio Reis, pontuou a necessidade do retorno do FASC para a população sancristovense e que dá todo o seu apoio para que o evento continue a acontecer. “Tanto São Cristóvão, quanto Sergipe precisavam da volta do Festival. Por isso dou todo o meu apoio, valor e a participação nesta que é uma das atividades culturais mais importantes do Estado”, ressaltou Fábio.

Para o Deputado Federal João Daniel, Marcos Santana tratou o FASC como prioridade, valorizando a cultura e o povo sancristovense “É o resgate que a administração de Marcos Santana tem feito da cultura, do turismo para São Cristóvão. Espero que o Festival continue por muitos e muitos anos, levando não só o nome da Cidade Mãe por todo o país, como também o do nosso estado”, frisou João Daniel.

Homenagem

Este ano personalidades que estiveram ligadas à história do Festival, foram contempladas com a Comenda Mérito Cultural do FASC, são eles, os ex-prefeitos Paulo Correia, José Correia Santos (Zezinho da Evereste) e o artista sancristovense Erundino Prado Junior.

"Este Premio que recebo não é apenas meu, mas também dos meus alunos de teatro, alunos carentes que  tirei da ociosidade, os meninos do Orfanato que prestei serviços com as irmãs da Irmandade da Conceição. Hoje me sinto lisonjeado, agraciado e lembrado, mas esta comenda representa todas as crianças que hoje são bons profissionais de teatro, de arte e de outras áreas e manifestações artísticas que ajudei a transformar”, comemorou Erundino.

Presenças
Também estiveram presentes na solenidade,  a primeira dama do município, Sandra Santana, o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, a superintendente da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Conceição Vieira, o superintendente regional de Sergipe da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz, o ex-vereador por Aracaju Zezinho do Bugio, além de vereadores, secretários e diretores de fundações e autarquias da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. 

Texto e imagens reproduzidos do site: saocristovao.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário