domingo, 19 de outubro de 2014

Aracaju ganha novo Centro Cultural no Centro

Foto: Ascom Funcaju.

Infonet - Cultura - Noticias - 17/10/2014.

Aracaju ganha novo Centro Cultural no Centro
Inauguração será na segunda-feira,20, às 17h.

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), convida a população, autoridades e a imprensa para a inauguração do Centro Cultural de Aracaju, que acontece nesta segunda-feira, 20 de outubro, às 17h. O centro ocupará as instalações do antigo prédio da Alfândega, localizado na Praça General Valadão, Marco Zero da capital sergipana.

Criado com a proposta de oferecer à comunidade um espaço de disseminação de cultura, educação e arte, o Centro abrigará uma multiplicidade de ações e atividades abertas à população. O prédio contará com a Biblioteca da Cultura Sergipana Escritor Mário Cabral, telecentro, sala da Cultura Popular, museu, cafeteria, revistaria, além do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) entre outros, como salas de oficinas e exposições.

"Se o espaço fosse, por exemplo, transformado em um Museu, só uma linguagem seria vista, sendo um Centro Cultural, várias linguagens podem ser oferecidas. Neste espaço tem teatro, uma sala de exibição, biblioteca, isso tudo abre no Centro Cultural de Aracaju uma perspectiva maior de oferecimento do conhecimento, da pesquisa e da participação artística", afirma a vice-presidente da Funcaju e coordenadora cultural do Centro, Aglaé Fontes.

O imóvel ocupado pelo Centro Cultural foi erguido na segunda metade do século XIX, passando por reformas somente em meados do século seguinte, para então sediar a Receita Federal. Tombado por meio do decreto estadual nº 21.765, de 9 de abril de 2003, o prédio foi transferido da União para administração da Prefeitura Municipal de Aracaju, dois anos depois.

Para abrigar o Centro, o espaço passou por uma grande restauração baseada em um levantamento histórico prévio sobre arquitetura original do prédio, que respeitou a fidelidade estética, histórica e artística da construção original. O volume de recursos investidos no local foi na ordem de R$ 3.700.278 milhões, sendo R$ 3.360.278 com recursos do BID e o restante, contrapartida da PMA.

O secretário do Planejamento e Orçamento de Aracaju (Seplog), Igor Leonardo Moraes Albuquerque, ressalta que a restauração foi possível graças a esta parceria e a um esforço coletivo da Seplog e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). "Trata-se de um importante centro cultural que vai expor a história de Aracaju, portanto fortalecerá a cultura, sendo mais um espaço para a classe artística apresentar sua arte", diz.

Na inauguração, o público poderá assistir as apresentações do Grupo de Chorinho da Escola de Arte Valdice Teles; Grupo Renantique; Orquestra Sanfônica de Aracaju; e do Grupo de Teatro Mamulengo de Cheiroso. Outra atração que o público poderá visitar é a Exposição de Arte: Espaço e Forma, que reúne nove esculturas e 21 telas de artistas sergipanos renomados como Álvaro Santos, Eurico Luiz, Antônio Maia, Jordão Oliveira, entre outros, que marcaram época.

Fonte: Ascom Funcaju.
Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário