quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Artesão sergipano traz técnica de Portugal para Sergipe


Publicado originalmente no site Lagartense, em 29/03/2014.

Artesão sergipano traz técnica de Portugal para Sergipe.

Com o MDF ele cria peças com formatos cada vez mais diferenciados. Caneta e papel são a base da criação das peças.

O artesão sergipano, Ronaldo Silva traz técnica de Portugal para Sergipe com o uso do material originado da madeira, o MDF. Ele cria peças que vão do simples porta-retratos a monumentos históricos de alguns países.

Com uma caneta e papel, Ronaldo inicia o processo de criação das peças. "Geralmente fazemos um esboço mais de uma vez até chegar o ponto que agrade definitivamente", fala o artesão.

Após a definição do desenho, as ideias são passadas para o computador. "Agora é o momento de utilizar a tecnologia com uma máquina de corte", descreve Ronaldo o processo inicial. Depois disso, todo o trabalho é manual.

"Tem peças que levam manhãs inteiras para serem concluídas, como da Torre Eiffel, em Paris, na França. Encontrar a curvatura do monumento foi um dos desafios", lembra.

A filha e a esposa do artesão também estão juntas nessa caminhada. "No começo era uma terapia. Mas com a aceitação popular os negócios só evoluíram", comenta a esposa do artesão, Viviane Martins. As peças custam de R$ 2 a R$ 100.

Texto e foto reproduzidos do site: lagartense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário