sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Saiba o significado do Dia da Sergipanidade (24 de Outubro)


Saiba o significado do Dia da Sergipanidade, comemorado em 24 de outubro.

Por Ascom/Secult-SE.

24 de outubro, Dia da Sergipanidade. Data que marca o orgulho de um povo pela sua terra, por seus valores e por sua cultura. Apesar de historicamente a data se confundir com o 8 de julho de 1820 (data da Carta Régia que desanexou o território sergipano da Bahia), foi no dia 24 de outubro de 1824 que o documento chegou a Sergipe e só assim a sociedade sergipana pôde comemorar, de fato, a independência de sua província.

Mais precisamente no governo do brigadeiro Manoel Fernandes da Silveira que Sergipe emancipou-se. Desde a data de promulgação do decreto de emancipação, até efetivamente Sergipe chegar até sua independência, foram quatro anos de enfrentamento entre os partidários. O jornalista e historiador Luis Antônio Barreto conta que o progresso chega a Sergipe logo após sua emancipação.

“Com a emancipação, as vilas cresceram, surgiram as cidades e rapidamente o progresso deu a Sergipe uma nova condição. O dia 24 de outubro passava, por volta de 1836, a ser a data maior da afirmação da liberdade dos sergipanos. Durante o Império, o 24 de outubro passou a ser, também, celebrado pelo povo com seus grupos folclóricos, como atestam os registros dos jornais”, explana Luis Antônio Barreto, em um de seus artigos publicados no Portal Infonet.

A sergipanidade e o poder público.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a data não celebra apenas a independência territorial do Estado, mas também a emancipação da identidade de um povo, que constitui os mais variados aspectos: literatura, música e folclore. Além disso, a secretária enfatizou que valorização do que é da terra é uma das diretrizes do governo Marcelo Déda.

“O sentimento de sergipanidade é algo inerente ao governo Marcelo Déda. Por isso, desde sua primeira gestão como governador do Estado, estamos sempre em busca da valorização do que é nosso. Prova disso é o trabalho que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vem desenvolvendo, sempre optando por uma programação genuinamente sergipana em seus eventos”, disse Eloísa.

A gestora cita ainda o título de Patrimônio Cultural da Humanidade conquistado pela praça São Francisco, a restauração e modernização do Palácio-Museu Olímpio Campos, a promoção do 1º Festival de Teatro Sergipano, a interiorização das apresentações da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) e construção do Museu da Gente Sergipana (antigo Atheneuzinho) como outras ações do governo Déda que contribuíram na valorização da sergipanidade.

De acordo com Luiz Antônio Barreto, o 24 de outubro tem a cara, o sentimento, a coragem dos sergipanos, na afirmação dos seus interesses e projetos. “Todas as vezes que for preciso recorrer à história, para construir o futuro de liberdade, prosperidade e paz, o 24 de outubro estará inabalado em sua importância, como uma referência que pertence a todos os sergipanos, de todos os tempos”, destaca o ex-secretário de Cultura.

Emenda Constitucional.

No ano 2000, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa (AL) alterou o artigo 47 da Constituição Estadual em que era estabelecido que a Emancipação Política do Estado fosse comemorada duas vezes ao ano: 8 de julho e 24 de outubro. Através da Emenda Constitucional, apenas o 8 de julho ficou como data oficial de celebração. A decisão vigorou, pois a AL concluiu que a data que deveria permanecer seria o dia em que D. João VI assinou o decreto de emancipação.

Texto reproduzido do site: aquiacontece.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário