domingo, 12 de outubro de 2014

Centro Cultural de Aracaju


Infonet - Cultura - Noticias - 10/10/2014.

Centro Cultural de Aracaju será inaugurado no dia 20
No próximo dia 20 de outubro, a partir das 17h

A cultura sergipana vai ganhar mais um espaço: o novo Centro Cultural de Aracaju, que será inaugurado no próximo dia 20 de outubro, a partir das 17h. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), conta com administração e planejamento cultural da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

O Centro irá ocupar o antigo prédio da Alfândega, localizado na Praça General Valadão, Centro de Aracaju. O imóvel foi erguido na segunda metade do século XIX, passando por reformas somente em meados do século seguinte, para então sediar a Receita Federal. Tombado por meio do decreto estadual nº 21.765, de 9 de abril de 2003, o estabelecimento foi transferido da União para a Prefeitura dois anos depois.

Para abrigar o Centro, o espaço passou por uma grande restauração baseada em um levantamento histórico prévio sobre arquitetura original do prédio, que respeitou a fidelidade estética, histórica e artística da construção original. O volume de recursos investidos no local foi na ordem de R$ 3.700.278 milhões, sendo R$ 3.360.278 com recursos do BID e o restante, contrapartida da PMA.

Agora, todo restaurado, o casarão passa a abrigar salas de oficinas, memoriais, teatro, sala de exposições, cine clube, entre outras ocupações. “É por isso que chamamos de Centro Cultural, pois esse espaço vai oferecer uma grande diversidade de atividades artísticas e culturais para a nossa cidade”, ressaltou a vice-presidente da Funcaju e coordenadora de cultura do Centro, Aglaé Fontes.

Uma das opções que o Centro oferece ao público é a Biblioteca Escritor Mário Cabral, que tem como acervo principal títulos de autores sergipanos. O Centro conta ainda com uma sala de Cultura Popular, com o Museu Prefeito Viana de Assis e passa a ser sede do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

Na inauguração, o público poderá assistir a quatro apresentações: do Grupo de Chorinho da Escola de Arte Valdice Teles; Grupo Renantique; Orquestra Sanfônica de Aracaju; e do Grupo de Teatro Mamulengo de Cheiroso. Outra atração que o publico poderá visitar é a Exposição de Arte: Espaço e Forma, que reúne nove esculturas e 21 telas de artistas sergipanos renomados como Álvaro Santos, Eurico Luiz, Antônio Maia, Jordão Oliveira, entre outros, que marcaram época.

Fonte: Ascom Funcaju.
Foto: Ascom.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário