domingo, 19 de outubro de 2014

Simpósio dá início à Peregrinação de Divina Pastora

Foto: Secult.

Infonet - Cultura - Noticias - 16/10/2014.

Simpósio dá início à Peregrinação de Divina Pastora
A Peregrinação ao Santuário acontece no domingo, 19 (outubro/2014).

Nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, os olhares da população da cidade de Divina Pastora estiveram voltados para o I Simpósio da Peregrinação. O evento marca o início das atividades da Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, que acontece todos os anos no terceiro domingo de outubro, levando milhares de fiéis e pagadores de promessas até a paróquia da cidade.

A origem da devoção a Nossa Senhora Divina Pastora, sua propagação pelo mundo e a criação da peregrinação em Sergipe foram temas da palestra do historiador Magno Francisco de Jesus, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15. O pesquisador, que lançará o livro “A Peregrinação ao Santuário de Divina Pastora”, destacou alguns fatores que contribuíram para a consolidação da peregrinação em um fenômeno religioso.

“Dom Luciano, na época em que ainda era padre, criou uma peregrinação só de estudantes. Depois ele criou outra, eram várias ao longo do ano. Quando ele virou arcebispo de Aracaju, criou a Peregrinação Arquidiocesana, reunindo todas as outras peregrinações e divulgando em todas as paróquias. Este é o momento em que a peregrinação se transforma nesse grande fenômeno cultural. Em 1982, a imagem original peregrinou em todas as paróquias do estado e isso acabou divulgando e atraindo mais peregrinos”, detalha Magno Francisco.

Os aspectos históricos e culturais da Peregrinação foram o foco da dissertação de mestrado da antropóloga Cristiane Batista dos Santos. Ela também participou do simpósio e trouxe detalhes do estudo realizado através de entrevistas e participações nas peregrinações. “Percebi que as pessoas dão sentido à caminhada como um espaço de mudança interna.

Eles dizem que o ato de caminhar traz paz. É como se o ato levasse essas pessoas a se traspor de um ambiente profano para outro sagrado, onde eles têm oportunidade de se relacionar diretamente com a santa de devoção, inclusive tocar nesse ser, que é divino, mas naquele momento se materializou”, comenta ao justificar a presença de fieis de toda a parte no evento.

Participação.

Alunos de turmas de 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Fausto Aguiar Cardoso também participaram do evento. “Queremos que as crianças conheçam a história da peregrinação e que nos contem quais partes elas acharam mais interessante. Com isso, vamos estimular as pesquisas e continuar abordando o assunto”, explica Maria de Lourdes Santos, que é a coordenadora da escola.

A assistente social e moradora de Aracaju, Conceição Mendonça, visitou a cidade e aproveitou para participar do simpósio. “É tudo muito fabuloso e enriquecedor. Será um privilégio participar pela primeira vez da peregrinação. A fé e a religiosidade das pessoas faz com que cada um de nós se fortaleça”, conta.

Peregrinação.

As atividades relacionadas à Peregrinação ao Santuário de Divina Pastora se iniciaram na última quarta-feira, 15 de outubro. O evento prevê, além da manifestação religiosa, a realização de palestras, mesa redonda e oficinas.

Já os momentos de adoração incluem não apenas a peregrinação, que sai do município de Riachuelo em direção ao Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, mas também missas e apresentações musicais. As preparações para a romaria começaram nesta quinta-feira, 16, a partir das 16h. O evento, que neste ano traz o tema “Nossa Senhora Divina Pastora, Mãe da Esperança”, segue até o próximo domingo, 19.

História de fé.

Sevilha, Espanha, 31 de maio de 1703. Pertencente à ordem dos Capuchinhos, o frei Isidoro é visitado pela imagem de uma mulher em trajes pastoris, rodeada de ovelhas e com uma criança no colo. Segundo a tradição católica, a mulher fala com Isidoro e pede para que ele dissemine a fé na Nossa Senhora Divina Pastora. A criança seria Jesus Cristo, e as ovelhas, os fieis.

No ano de 1782, freis da congregação dos Capuchinhos trazem para a o povoado Ladeira, hoje município de Divina Pastora, uma imagem da Nossa Senhora que começa a atrair devotos. Em 31 de maio de 1833 é fundada a Paróquia de Nossa Senhora Divina Pastora na cidade.

A Peregrinação surge em agosto de 1958, quando integrantes da Juventude Universitária Católica, junto com o padre Luciano Cabral Duarte, que mais tarde se tornaria arcebispo de Aracaju, saíram em romaria do município de Riachuelo até Divina Pastora. A partir daí, o evento cresceu até atingir as proporções atuais, recebendo mais de uma centena de milhares de pessoas, principalmente sergipanos e nordestinos.

Um dos momentos mais importantes para essa história ocorreu em outubro de 1972, quando o padre Raimundo Cruz, um dos maiores propagadores da jornada, conseguiu mobilizar gente de todo o Estado. Outro marco ocorreu em 2012, quando o atual arcebispo metropolitano, dom José Palmeira Lessa, constituiu a Paróquia de Nossa Senhora Divina Pastora como santuário.

A romaria se tornou um bem simbólico oficial: foi reconhecida neste mês como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. O decreto foi assinado no dia 9 de setembro pelo Governo do Estado.

Fonte: Ascom/Secult.
Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário