quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Artista homenageia Zé Peixe em exposição na Semear


Infonet - Cultura - Noticias - 04/11/2014.

Artista homenageia Zé Peixe em exposição na Semear
A exposição será aberta no dia 06 de novembro

A Sociedade Semear e a Petrobras apresentam a exposição “Exaltação a Zé Peixe”, do artista Ismael Pereira, que será aberta na próxima quinta-feira,6, na Galeria Jenner Augusto, a partir das 19h30. A exposição conta com 25 obras, entre cerâmicas e quadros, que vão homenagear um dos sergipanos mais notórios de todos os tempos, “Zé Peixe”.

Nascido em Aracaju, José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe, por muitos anos atuou conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju, pelo Rio Sergipe. O inusitado, em sua tarefa, se devia ao fato de não necessitar de embarcação de apoio para transportá-lo até o navio. Quando havia um navio necessitando entrar na barra do Rio Sergipe, ele nadava até o navio.

Da mesma forma após conduzir o navio até fora da barra ele saltava e voltava para a terra nadando. Algumas vezes ele saia em uma embarcação e nadava até uma boia que sinalizava o acesso a barra de Aracaju onde aguardava as embarcações que necessitavam de seus serviços para entrar na barra. Foi agraciado com diversos prêmios e homenagens e faleceu em abril de 2012, aos 85 anos.

“Exaltação a Zé Peixe” ficará em cartaz até o dia 28 de novembro. As visitam podem ser feitas de segunda à sexta no horário comercial. Entrada gratuita.

Fonte: Ascom Semear.
Foto: Divulgação.

Texto e foto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário